Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Filmes e Séries
Literatura
Música
Eventos
Convidados
Colaboradores
Home > Para Ler > Blogs
09
Jul
No último dia da Flip, a Cia de Mystérios e Novidades encerra as apresentações de rua
Maria Fernanda Moraes
Grupo de teatro se apresenta em Paraty na Flip 2012
 
ESPECIAL
 
 
Por Maria Fernanda Moraes
 
No meio da tarde deste domingo, os visitantes que prestigiavam o último dia da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) puderam ouvir o soar de tambores em frente à Igreja de Santa Rita, a mais famosa igreja de Paraty, que ilustra os cartões postais da cidade. Os curiosos foram se aproximando e se contagiando com o som. Eram os músicos e atores da Cia. de Mystérios e Novidades representando o Cortejo dos Orixás, uma atividade promovida pela Casa SESC que andou por algumas ruas da  cidade.
 
O cortejo era formado por cinco músicos que tocavam tambores e atabaques, além dos cantos característicos do Candomblé. Os atores, andando em pernas-de-pau, representavam os Orixás, divindades do Candomblé, com suas danças sagradas, cantos e expressão corporal específica de cada um. Formando uma grande roda, cada Orixá – Iemanjá, Iansã, Omolú, Oxossi - ia até o centro e apresentava sua dança alegórica, sempre caracterizada pela força das entidades africanas.
 
Ao final, relembrando a antiga tradição dos artistas de rua, o grupo “passou o chapéu” e, claro, agradeceu à divindade que estava ali presenciando o espetáculo: viraram para o mar e exclamaram “Odoiá Iemanjá!”.
 
Conheça a companhia

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades foi criada em São Paulo em 1990 e é parte de um movimento cultural que busca preservar o teatro de rua. É formada por artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro e seus espetáculos de rua com coreografias em pernas-de-pau e música ao vivo remetem à linguagem dos antigos atores e músicos populares. Eles se definem como “Circo Dramático”, que inclui teatro, dança e música.
 
Ligia Veiga é responsável pelo roteiro, concepção e direção dos espetáculos. Em 1998, a companhia transferiu-se para o Rio de Janeiro, com a criação do Condomínio Cultural, no Largo de São Francisco, espaço aberto à experimentação, elaboração e apresentação de espetáculos de diversas companhias brasileiras de teatro, de projetos sociais e oficinas, cursos e workshops de artes cênicas. Atualmente, a sede da Cia de Mystérios é no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro.
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks