Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Filmes e Séries
Literatura
Música
Eventos
Convidados
Colaboradores
Home > Para Ler > Blogs
28
Out
Mariana Aydar acha pistas de Clara ao celebrar 'Guerreira' em 'Cantoras do Brasil'
Mariana Aydar
Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
"Canto pra me achar e te acho", resume Mariana Aydar em frase lapidar da carta aberta que endereça a Clara Nunes (1942 - 1983) no oitavo episódio da série Cantoras do Brasil, exibida às quintas-feiras pelo Canal Brasil.
 
Em vez de depoimento sobre o legado da cantora de tempos idos celebrada pela intérprete contemporânea, como é praxe na série, a paulista Aydar lê no programa a Carta pra Clara, na qual relata que, mesmo sem ter conhecido a intérprete mineira, sente Clara e detecta as pistas deixadas pela Guerreira.
 
Afirmação confirmada na bela interpretação de "As Forças da Natureza" (João Nogueira e Paulo César Pinheiro, 1977), o melhor dos dois números musicais gravados por Aydar para a série no estúdio YB Music, em São Paulo (SP), sob a direção musical do guitarrista Maurício Tagliari. Com a adesão do convidado Duani na percussão, Aydar oferece leitura límpida, quase cool, do samba que em 1977 deu título ao décimo dos 15 álbuns de estúdio gravados por Clara.
 
O arranjo econômico valoriza o canto de Aydar e fica levemente climático ao fim da música, por efeito das guitarras de Tagliari e Pipo Pegoraro. Primeiro número musical do programa, "O Canto das Três Raças" (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, 1976) - faixa-título do nono álbum de Clara - ressoa sem a força habitual em registro que, embora reverente à exuberante arquitetura do samba, harmoniza o tema com suingue particular.
 
As guitarras - pilotadas por Alex Dias e Tagliari - evocam de longe uma levada nortista. No todo, o oitavo episódio da série Cantoras do Brasil mostra que Mariana Aydar, do seu jeito contemporâneo, já achou a pista certa de Clara Nunes.
 
 
Resenha de programa de TV
Série: Cantoras do Brasil
Título: "Mariana Aydar Canta Clara Nunes"
Idealização: Mariana Rolim, Mercedes Tristão e Simone Esmanhotto
Direção: Simone Elias
Emissora: Canal Brasil
Foto: Cris Valias
Cotação: * * *
Exibição programada pelo Canal Brasil para as 18h45m de 25 de outubro de 2012
 
 
Comentários (1)
Osvaldo Aires - 31/08
Hoje moro em Curitiba (São José dos Pinhais) e gostaria de poder desenvolver um projeto na Saraiva chamado: - Cinenegocios. Filmes com fórum de debate sobre empreendedorismo e educação.
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks