Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Filmes e Séries
Literatura
Música
Eventos
Convidados
Colaboradores
Home > Para Ler > Blogs
10
Nov
Elétrico, Lobão reitera 'paudurescência' de seu rock em gravação ao vivo
Divulgação
Capa do CD e DVD do cantor
Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
"O fundo musical do planeta a partir dos anos 50 é o rock'n'roll", sentencia Lobão no making of exibido nos extras de Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal Ao Vivo em SP, DVD ora posto nas lojas pela Deck simultaneamente com o CD ao vivo que registra o fervilhante show captado em 1º de outubro de 2011 na cidade de São Paulo (SP).
 
A trilha sonora do planeta, a rigor, é mais diversificada, mas o universo paralelo habitado pelo carioca João Luiz Woerdenbag Filho há 55 anos gravita em torno do rock.
 
E este quarto registro ao vivo de show de Lobão - o terceiro lançado em DVD, já que o primeiro, Vivo (1990), saiu somente em LP / CD - reitera a paudurescência do rock do artista, para usar termo cunhado por Lobão em suas sempre afiadas entrevistas.
 
Aliada à primorosa captação de imagens, a perfeita mixagem do áudio 5.1 dts contribui para manter o show na pressão neste registro audiovisual tecnicamente mais caprichado do que o feito no primeiro DVD do cantor, Uma Odisséia no Universo Paralelo(2001), gravação ao vivo que flagra Lobão nas andanças indies que culminaram com este Lino, Sexy & Brutal Ao Vivo em SP.
 
O repertório pouco diverge do roteiro do show perpetuado no também azeitado Acústico MTV (2007) do artista. Mas a vibe é outra.
 
Plugado, Lobão se sente em casa, mais à vontade para gerar a eletricidade que anima seu espírito roqueiro. E o fato é que o DVD - dirigido por Lobão com Rui Mendes e Cris Winter - tem pegada e resulta caloroso, sem aquela assepsia que esfria boa parte dos registros audiovisuais de shows. E era mesmo preciso que a captação do show - feito com produção e arranjos capitaneados pelo próprio Lobão - tivesse pressão porque Lino, Sexy & Brutal Ao Vivo em SP é, em essência, mergulho fundo dentro da noite escura de temas de várias fases do repertório do artista.
 
Desde o número de abertura, 'Não Quero o Seu Perdão' (Lobão, Júlio Barroso, Taciana Barros, 2005), apresentado por Lobão com canto meio falado, fica evidente a contundência desta gravação ao vivo feita em alto e bom som com guitarras (a de Lobão e a de Andre Caccia Bava) postas em primeiro plano. Aliás, o convidado Luiz Carlini - saudado pelo anfitrião como "lenda viva do rock'n'roll mundial" - entra em cena para dar legitimidade à regravação de 'Ovelha Negra' (Rita Lee, 1975), impedindo que a abordagem do maior sucesso da fase Tutti & Frutti de Rita Lee virasse mero cover de hit alheio.
 
A guitarra de Carlini permanece em cena e encorpa o arranjo de 'Rádio Blá' (Blá Blá Blá... Eu te Amo) (Lobão, Arnaldo Brandão, Tavinho Paes, 1987), um dos hits de Lobão nos anos 80, década em que o Brasil cantou a inevitável 'Me Chama' (Lobão, 1984), grande balada que ressurge apoteótica em Lino, Sexy & Brutal com o coro do público, tão vigoroso que Lobão em vários momentos deixa que a plateia cante por si só.
 
'Canos Silenciosos' (Lobão, 1986) também faz barulho. Contudo, Elétrico não se escora em sucessos. Músicas da fase indie da discografia do artista dão o tom do registro (sobretudo no CD) e são rebobinadas com peso.
 
'Vamos Para o Espaço' (Lobão, 2005) expõe já no começo do CD e DVD a mordacidade impregnada no canto ainda ferino de Lobão. A balada 'Mais Uma Vez' (Lobão, 1999) explicita a urgência e as tensões que também pautam 'El Desdichado I'I (Lobão, 1999), a power 'Balada do Inimigo' (Lobão, 2005) e o nervoso e insone rock 'A Vida É Doce' (Lobão, 1999).
 
Enfim, Lino, Sexy & Brutal prova que Lobão está vivo no presente que tritura.
 
Resenha de CD e DVD
Título: Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal Ao Vivo em SP
Artista: Lobão
Gravadora: Universo Paralelo / Deck
Cotação: * * * * 1/2
 
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks