Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Quadrinistas e personagens num amigo-secreto diferente12. 12. 2014
Artes
Davi Calil e Hermione: por uma sociedade mais igualitária
Por Marcelo Rafael
 
Todo ano é a mesma coisa: chegam as festas de Natal e alguém puxa aquela ideia "E aí, vai ou não vai rolar amigo-secreto?". Na família, entre amigos e, principalmente, na firma, a brincadeira pode ser muito divertida... ou muito constrangedora. Depende de quem se tira.

Tem o amigo que é nerd, tem o mais idoso (o mais antigo da empresa ou aquele tio-avô velhinho), o comilão, o que se sente o salvador da pátria e aquele do qual você não sabe nada a respeito. Na hora de dar o presente, a dúvida é grande. 

Convidamos alguns quadrinistas para "entrar na dança" e dizer que presente dariam para alguns amigos nada convencionais. Como em um amigo-secreto de verdade, eles não sabiam quem iriam "tirar" e tiveram pouco tempo para pensar em seus "presentes". As respostas foram as mais inusitadas.
 
SHELDON COOPER
 
Celebrizador da figura do nerd/geek clássico, o protagonista de The Big Bang Theory é cheio de manias e bastante exigente – consigo mesmo e com seus amigos. O que dar para alguém que briga até pelo lugar no sofá?

Estevão Ribeiro, autor da série Os Passarinhos e da recém-lançada adaptação de Da Terra à Lua, foi prático: "Eu daria qualquer encadernado do Lanterna Verde ou, talvez, uma miniatura do Spock (personagem alienígena da série Star Trek)". Mas tomou alguns cuidados: "Mas uma [miniatura] do [Leonard] Nimoy, não do Quinto. Ele odeia o Zachary Quinto".

O personagem passou anos sem aceitar o ator que estrelou o filme de Star Trek em 2009, considerando Leonard Nimoy o verdadeiro e único doutor Spock. A cisma de Sheldon acabou sendo apaziguada nas temporadas mais recentes, e o fato de ter aceitado o ator como intérprete do vulcaniano até virou motivo de piada para Leonard.
 
Estevão Ribeiro e Sheldon: "Vida longa e próspera"
 
BILBO BAGGINS
 
O tio de Frodo, da série de livros/filmes O Senhor dos Anéis e protagonista de O Hobbit, é uma espécie de anão feliz que vive em seu condado até que um misterioso anel cai em sua posse, no meio de uma jornada. Pela idade, seria como aquele idoso que trabalha há anos na firma ou aquele tio mais velho de seus pais. Para Bilbo, Carlos Ruas, de Um Sábado Qualquer, pensou em dar uma bengala, mas mudou de ideia.

"Daria um salto alto ou sapato plataforma – ele é muito baixinho". Ué, mas e o objeto mais precioso para ele? Não seria levado em conta? "Nada de anéis. Anel é muito manjado. Eu trabalho com criatividade", brinca.
 
Carlos Ruas e Bilbo: algo para enxergar melhor o rosto de Gandalf e Aragorn
 
HERMIONE
 
Justiceira ao lado dos amigos Harry Potter e Ron Weasley, ela é um dos cérebros mais brilhantes e uma das bruxas mais compenetradas entre os estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Davi Calil, autor de Quaisqualigundum, álbum lançado este ano em pareceria com Roger Cruz e baseado em canções de Adoniran Barbosa, pensou no senso de justiça da presenteada. Alguém que pensa sempre nos outros vai gostar de algo que também ajude os outros.

"Eu lhe daria uma caixa de meias", tascou. Mas meias?!? Parece algo trivial, mas, para bom fã da série Harry Potter, "meia" palavra basta. "Ela luta pelos direitos dos elfos e, quando você dá uma meia a um elfo doméstico, ele é libertado", completou Calil.
 
SEU MADRUGA
 
Tem sempre aquele amigo duro, que vive devendo, ou o colega de trabalho que ganha bem menos. No caso do Seu Madruga, nem trabalho fixo ele tem, apesar de já ter sido lutador de boxe. Gustavo Duarte, autor de , Monstros! e Pavor Espaciar, foi certeiro. Nada melhor do que ajudar a resolver um problema financeiro: "Eu pagaria 14 meses de aluguel".

Tal façanha seria muito importante para o personagem (e para o Seu Barriga também). Mas Duarte teria dinheiro para quitar tantos meses de aluguel assim? O quadrinista rebateu, irônico: "Naquela Vila???".
 
Gustavo Duarte e seu Madruga: fora do SPC
 
SEIYA
 
E aquele herói que acha que pode tudo, mas acaba levando todo mundo junto para o problema? O Cavaleiro do Zodíaco que está sempre liderando seus colegas de armaduras estelares foi o "amigo" de Eduardo Damasceno – ele que, com Felipe Garrocho, escreveu Bidu - Caminhos, pelo selo Graphic MSP, o mesmo de Pavor Espaciar.

Damasceno foi singelo em seu presente, mas sem deixar de dar uma alfinetada no herói. "Eu daria um abraço. Para ele se importar mais com ele e parar de deixar as pessoas morrerem por ele". E isso vale para Saori também, que vive se metendo em encrenca e deixando que os Cavaleiros a salvem? "Vale para a Saori também", finaliza o artista, rindo.
 
Eduardo Damasceno e Seiya, de Pégaso: um terno. Terno abraço
 
MAGALI
 
A maior comilona do bairro Limoeiro ganharia um melancia, seu prato favorito? Vitor Cafaggi, que redesenhou a menina do vestidinho vermelho e seus amiguinhos, juntamente com sua irmã, Lu Cafaggi, no álbum Turma da Mônica - Laços, também do selo Graphic MSP, pensou em algo melhor.

"Pensei em um livro de receitas ou um pote com sementes de melancia, para ela poder fazer uma plantação. Assim, ela teria sempre melancias", diz. Mas foi um pouquinho mais além: "Daria uma franquia de uma grande hamburgueria", brinca, afirmando que seria algo que ele também gostaria de ganhar, pois confessa que se identifica com a personagem. "Como bastante e também sou magro".
Lu Cafaggi, sua irmã e parceira no lápis, corrobora: "Ele come mesmo". E o que ela daria para uma pessoa misteriosa, sombria e com jeito de poucos amigos ?
 
Vitor Cafaggi e Magali: será que ela venderia ou comeria tudo?
 
BATMAN
 
"Eu daria o senso de humor dele de volta". Questionada se isso ajudaria na luta contra um de seus principais inimigos, o Coringa, ela foi diplomática, pensando no bem-estar geral. "Ajudaria para todos nós. Acho que ele precisa". Robin, Asa Noturna e Alfred que o digam. Talvez os três agradecessem mais a ela do que o próprio Bruce Wayne!
 
E você? O que daria para algum desses personagens? Ou para algum outro personagem de quadrinhos, séries ou filmes que lembra alguém que você conhece?
 
Lu Cafaggi e Batman: "Why so serious?"
 
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks