Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Retrospectiva 2014: 14 momentos dos games no ano27. 12. 2014
Games
'Street Fighter V'
Por Míriam de Souza
 
O ano de 2013 foi marcado pelo anúncio da nova geração de consoles e, nos últimos meses, a chegada do PlayStation 4 e Xbox One ao mercado.
 
Porém, foi em 2014 que esses consoles realmente mostraram a que vieram, com a chegada dos primeiros jogos marcantes para as plataformas. Mas as notícias da indústria abordaram muitos outros temas, de feminismo a realidade virtual.
 
Selecionamos os 14 grandes momentos do ano:
 
HIDEO KOJIMA E GUILLERMO DEL TORO TRABALHANDO JUNTOS EM SILENT HILLS

Em agosto, a Sony divulgou um trailer de um game misterioso chamado P.T., disponível para o PlayStation 4. O nome significava playable teaser (teaser jogável) e, na verdade, era um pequeno jogo que mostrava o clima de Silent Hills. O título, previsto para 2015, é um possível reboot da série de terror Silent Hill, sob mãos hábeis. Hideo Kojima (criador de Metal Gear) é o diretor, em parceria com o cineasta Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, Círculo de Fogo). O protagonista será vivido pelo ator Norman Reedus, de The Walking Dead.
 
PRELÚDIO DA GUERRA DA REALIDADE VIRTUAL

Fundada em 2012, a Oculus VR já tinha conseguido dar o que falar na indústria com seus óculos de realidade virtual, Oculus Rift. Em março deste ano, a empresa californiana foi comprada pelo Facebook por US$ 2 bilhões. A transação foi anunciada apenas uma semana depois de a Sony divulgar o Project Morpheus, um aparelho de realidade virtual destinado ao PlayStation 4 e ao PlayStation Vita. Os dois produtos devem se enfrentar quando chegarem ao varejo nos próximos anos.
 
Project Morpheus
 
EMOÇÕES PARA O ZELDA-MANÍACOS

O Wii U recebeu um remake de The Legend of Zelda: The Wind Waker logo após o lançamento do console, em 2012. Porém, nenhum jogo inédito da franquia principal tinha sido mostrado até junho deste ano, na E3. Durante o evento, a Nintendo mostrou os primeiros cenários do game, que terá mundo aberto e está previsto para 2015. Outra novidade para os fãs da série foi a confirmação, após anos de rumores, do remake de The Legend of Zelda: Majora's Mask para o Nintendo 3DS. Em novembro, a Nintendo anunciou que o portátil receberá o clássico no primeiro semestre do ano que vem.
 
NOVIDADE NO BOLSO

Em outubro, a Nintendo lançou o New Nintendo 3DS, uma versão melhorada do portátil Nintendo 3DS. O novo console tem maior capacidade de processamento, além de integração com os bonecos Amiibo. Alguns jogos funcionarão apenas na nova plataforma, como Xenoblade Chronicles.
 
O FIM (E O RETORNO?) DA IRRATIONAL GAMES

Depois do sucesso estrondoso da franquia BioShock, não era de se esperar que a Irrational Games tivesse problemas. No entanto, a desenvolvedora anunciou seu fim em fevereiro deste ano. Seu fundador, Ken Levine, disse que queria partir para um projeto maior, com apenas 15 pessoas – 70 funcionários do estúdio foram dispensados. Nove meses depois, a mesma empresa atualizou seu site e avisou que há vagas para programadores. Isso pode indicar uma volta ao mercado em breve.
 
ADEUS, NEVERSOFT

Após uma fusão com o estúdio Infinity Ward (de Call of Duty) em maio, a Neversoft, desenvolvedora dos clássicos Tony Hawk's Pro Skater, foi fechada em 2014. O anúncio foi feito em julho, pouco depois do aniversário de 20 anos da empresa.
 
Muitas emoções para os Zelda-Maníacos
 
DEMOCRACIA DA POKÉBOLA

Em fevereiro, os fãs de games não falavam de outra coisa na internet. Um usuário do site de vídeos Twitch criou uma forma de transformar as mensagens enviadas pelos espectadores em comandos de jogo. Quando isso foi aplicado a uma versão de Pokémon Red, milhares de pessoas se juntaram para controlar os personagens. Foram 16 dias até que o protagonista vencesse a Elite dos Quatro e terminasse o jogo.
 
KEVIN SPACEY EM CALL OF DUTY

O ator de Seven, Os Suspeitos e Beleza Americana teve seu primeiro papel em um videogame em Call of Duty: Advanced Warfare, lançado no início de novembro. A Activision segue a tendência de contratar atores famosos não apenas para dublar os personagens, mas também colocar seus rostos na tela com captura de movimentos. No ano passado, a Quantic Dream fez o mesmo com Beyond: Two Souls, estrelado por Ellen Page e Willem Dafoe.
 
#GAMERGATE

Um dos maiores assuntos de 2014 foi a união de parte da comunidade gamer em torno de um movimento chamado GamerGate. Em agosto, o ex-namorado da desenvolvedora Zoe Quinn (Depression Quest) a acusou de se relacionar com jornalistas de grandes sites de jogos eletrônicos. Isso desencadeou uma campanha de assédio em redes sociais contra Quinn. O movimento afirmava agir em prol da ética no jornalismo de games, mas os ataques online se direcionaram principalmente às mulheres da indústria. Entre elas estava a youtuber feminista Anita Sarkeesian, que cancelou uma palestra na Universidade de Utah por causa de ameaças de um ataque terrorista relacionado ao GamerGate. Por enquanto, o movimento perdeu força, mas ainda tem inspirado notícias no setor.
 
UM NOVO PRÊMIO DE GAMES

O Spike VGX, que antes se chamava Spike VGA, era uma das premiações de games mais reconhecidas na indústria. Foi realizada entre 2003 e 2013 com o patrocínio do canal a cabo Spike TV. Quando o canal anunciou que deixaria de apoiar o evento, o apresentador Geoff Keighley decidiu criar seu próprio prêmio, o The Game Awards. A primeira edição foi realizada em 5 de dezembro, com direito a uma apresentação de Koji Kondo, criador das músicas de The Legend of Zelda e Super Mario Bros.
 
MAIS UM STREET FIGHTER

O vazamento de um vídeo em 5 de dezembro revelou a existência de Street Fighter V. No dia seguinte, a Capcom confirmou o game, que será exclusivo para PlayStation 4 e PC. Foi uma surpresa para os donos de Xbox One, já que Street Fighter IV foi distribuído para todas as plataformas.
 
O game Silent Hills é um dos mais aguardados de 2015
 
A MORTE DO PAI DOS VIDEOGAMES

Ralph Baer morreu em 6 de dezembro, aos 92 anos. O alemão radicado nos Estados Unidos era considerado “o pai dos videogames” por sua enorme contribuição à indústria. Entre vários feitos, ele criou o primeiro console de mesa, o Magnavox Odyssey, em 1972. Entre suas invenções, estava o colorido brinquedo Genius.
 
NOTCH ABANDONA O BARCO

A Mojang, desenvolvedora do sucesso Minecraft, foi comprada pela Microsoft em uma transação de US$ 2,5 bilhões. Logo que a notícia foi divulgada, em setembro, o criador de Minecraft se pronunciou. Markus Persson, o sueco conhecido como Notch, anunciou sua saída da Mojang, junto aos cofundadores Jakob Porser e Carl Manneh.
 
A VOLTA DA SIERRA ENTERTAINMENT

Uma das empresas responsáveis pela popularização dos jogos de aventura nos anos 1980, a Sierra Entertainment estava inativa desde 2008. Em agosto, o site da desenvolvedora voltou a funcionar, revelando que as franquias mais antigas seriam revividas. Um exemplo é King's Quest, de 1984, que ganhará uma versão moderna em 2015.
 
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks