Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Nicholas Sparks: sucesso nas livrarias e no cinema 28. 12. 2014
Filmes e Séries
O escritor norte-americano Nicholas Sparks
Por Fernanda Oliveira
 
O escritor norte-americano Nicholas Sparks tem em seu currículo uma série de best-sellers. Famoso por narrar histórias de amor emocionantes e envolventes, o autor conquistou uma fiel legião de fãs. Entre essas narrativas, estão os seus três mais recentes livros: Um Porto Seguro, O Melhor de Mim e Uma Longa Jornada.
 
Pouco antes do começo dos anos 2000, Hollywood percebeu o potencial das histórias de Sparks e, desde então, diversos de seus livros têm ganhado adaptações cinematográficas, que, por sinal, são muito bem recebidas pelo público. Com isso, o número de admiradores do autor só tem crescido.
 
Então, para comemorar o aniversário desse escritor tão querido, que completa 49 anos em 31 de dezembro, o SaraivaConteúdo lista suas obras que chegaram à tela grande e os motivos que despertaram o interesse na sua produção.
 
SUCESSO NA TELA GRANDE
 
Para Raquel Ribeiro, do blog Cinema Citando, o fato de o autor ter leitores fiéis é um dos principais motivos de Hollywood investir em adaptações de suas obras. "Eles não só estão determinados a ler tudo o que o escritor produz, mas também mostram grande interesse em ver suas histórias prediletas na tela do cinema. O sucesso é garantido, e o retorno lucrativo costuma ser alto".
 
Por outro lado, ela acredita que os filmes também acabam sendo atrativos para aqueles que não leram nenhuma obra do autor. "Mesmo quem não leu os livros em algum momento já ouviu falar da história, recebeu a indicação de um amigo ou até mesmo se interessou depois de ver um post em alguma rede social".
 
Uma Carta de Amor foi o primeiro livro de Sparks adaptado para o cinema
 
Os primeiros títulos assinados pelo autor que ganharam adaptações cinematográficas foram Uma Carta de Amor, em 1999, e depois Um Amor Para Recordar, em 2002. No entanto, o grande sucesso de bilheteria veio com Diário de uma Paixão, lançado em 2004. Vale lembrar que ele foi responsável por impulsionar as carreiras de seus protagonistas: Ryan Gosling e Rachel McAdams.
 
A trama do livro Diário de Uma Paixão é baseada na história dos avós da mulher de Sparks. E, assim como esse título, muitos outros do escritor têm como inspiração fatos reais que se passaram na vida de pessoas "comuns", o que acaba fazendo com que haja uma identificação, tanto do público leitor como do espectador.
 
Raquel afirma que, em geral, a empatia das pessoas aumenta de maneira significativa quando elas sabem que a obra é baseada em situações que realmente aconteceram. "De certa forma, todos acabam se sentindo mais próximos dos personagens, como se os conhecessem e, por consequência, sentissem as suas dores e as suas paixões".
 
Cena do filme Um Amor Para Recordar
Cena de Querido John, filme estrelado por Amanda Seyfried e Channing Tatum
 
E completa: "Por isso, acredito que um dos fatores do sucesso dos filmes baseados em livros do Nicholas Sparks é o fato de as narrativas apresentarem pessoas comuns passando por problemas comuns".
 
AMOR NA JUVENTUDE
 
Em 2008, foi lançado Noites de Tormenta, e depois estrearam nas salas de cinema Querido John e A Última Música, ambos em 2010. Após os seis longas mencionados até aqui, nota-se uma característica marcante de grande parte deles (exceto Uma Carta de Amor e Noites de Tormenta): o amor entre jovens. O que acaba atraindo o público dessa faixa etária.
 
Além disso, para Raquel, os filmes acabam conquistando esse público por conta do elenco. Por exemplo, Diário de Uma Paixão teve Ryan Gosling e Rachel McAdams no início de carreira; Querido John foi estrelado por Amanda Seyfried e Channing Tatum; e Zac Efron protagonizou o longa Um Homem de Sorte, que entrou em cartaz nos cinemas em 2012.
 
O Melhor de Mim é a adaptação cinematográfica mais recente de um livro de Sparks. O filme estreou em outubro no Brasil
 
Chegando a um total de nove adaptações para o cinema, os livros de Sparks ainda deram origem aos filmes Um Porto Seguro (2013) e O Melhor de Mim (2014). Mas não para por aí: o longa baseado na trama do título Uma Longa Jornada deve ser lançado em 2015, enquanto a adaptação de A Escolha está em fase de produção.
 
Raquel acredita que, de forma geral, os filmes são atraentes para os espectadores porque são emocionalmente "carregados", e são capazes de tocar até mesmo as pessoas que não são tão sensíveis. "No caso, se o espectador for como eu, é melhor se garantir e levar um pacote de lencinhos junto com a pipoca para a próxima sessão".
 
O amor entre adolescente está presente em grande parte dos filmes baseados em obras de Sparks, como em A Última Música
 
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks