Olá Visitante, seja bem vindo!
Faça Login ou Registre-se
Artes
Filmes e Séries
Games
Literatura
Música
Quadrinhos
Home > Para Ler > Matérias
Os amigos vão ao Oscar: Benedict Cumberbatch e Matthew Goode 07. 02. 2015
Filmes e Séries
Benedict Cumberbatch e Matthew Goode em 'O Jogo da Imitação'
Por Marina Fidalgo

Em entrevista recente, o ator Matthew Goode relembrou um momento, anos atrás, no começo da carreira de ambos na Inglaterra, em que o amigo Benedict Cumberbatch estava sentado no sofá, lamentando-se sobre sua carreira, sem saber que direção ela tomaria.

A cena, que parece improvável se pensarmos no prestígio que o ator tem hoje em dia, mostra como Benedict não podia estar mais errado sobre os rumos de sua trajetória profissional e como a amizade dos dois atores vem de antes de O Jogo da Imitação, filme que estrelam juntos. O longa concorre a oito Oscar: filme, diretor (Morten Tyldum), ator (Benedict Cumberbatch), atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro adaptado, montagem, direção de arte e trilha musical original.

Benedict Cumberbatch faz uma emocionante atuação ao viver Alan Turing, um gênio matemático recrutado pelo governo britânico para desvendar o código de comunicação alemão na Segunda Guerra Mundial. Turing é considerado um dos pais da computação, mas é a personalidade difícil do protagonista e os conflitos sociais com relação à sua homossexualidade na década de 1950 que são os pontos mais sensíveis do filme.

Matthew Goode aparece como o companheiro de equipe de Turing, Hugh Alexander, que inicialmente bate de frente com o personagem de Cumberbatch por discordar de seus métodos, mas depois se rende à sua genialidade.

Sobre se a amizade dos atores os favoreceu na atuação no longa, Raquel Ribeiro, do blog Cinema Citando, diz: “é sempre bom quando os atores já possuem certa familiaridade, porém não acho que isso tenha influenciado muito o desempenho dos dois. Ambos são profissionais reconhecidos e teriam trabalhado bem de qualquer forma. Mas, de fato, assim como em qualquer profissão, é sempre mais fácil trabalhar com pessoas com quem você tem simpatia”.

Conheça um pouco mais sobre os atores que há pouco tempo dividiam uma cerveja em um pub inglês e atualmente se preparam para ir juntos à cerimônia do Oscar.
 
Os amigos em cena de O Jogo da Imitação

PAPÉIS “ESQUISITÕES”

Filho de atores e com formação clássica em atuação, um dos primeiros filmes em que Cumberbatch teve destaque também foi uma cinebiografia, a de Stephen Hawking – que encontrou algumas vezes antes da filmagem, em 2004. Talvez tenha sido um dos primeiros papéis não convencionais para os quais foi chamado.

Entre os mais excêntricos da ficção está o detetive Sherlock Holmes, na série da BBC Sherlock, de 2010. Ele foi o único ator convidado pelos criadores da atração para fazer um teste para o papel-título. O projeto é diferenciado – poucos e longos episódios por temporada – e fez dele um astro em Londres (e no mundo), onde suas fãs, as "Cumberpeople", o seguiam pelas locações externas do seriado, que promete novas temporadas.

A partir do sucesso na TV, recebeu convite para diversos projetos na tela grande, entre eles vários indicados ao Oscar: Cavalo de Guerra (Steven Spielberg, o diretor, o chamou especificamente para o papel de Major Stewart), Além da Escuridão - Star Trek (na pele do vilão Khan Noonien Singh), 12 Anos de Escravidão (sendo Ford, um dos senhores), Álbum de Família (como o problemático primo de Julia Roberts) e O Hobbit: A Desolação de Smaug (no qual faz a voz e os movimentos do dragão Smaug e do Necromante. No filme, de certa forma, ele volta a contracenar com o amigo Martin Freeman, o Watson de Sherlock). Além de se transformar no polêmico fundador da WikiLeaks, Julian Assange, em O Quinto Poder, o ator viverá em 2016 o Doutor Estranho, o mágico personagem de HQ da Marvel.
 
O ator como Sherlock Holmes, papel que trouxe fama mundial para Benedict
 
“Acredito que os grandes personagens devam ser interpretados pelos melhores atores; não coincidentemente, Cumberbatch interpreta papéis excêntricos porque estes costumam ser os trabalhos mais bem desenvolvidos e, consequentemente, exigem mais de quem os interpreta. Mas isso não significa que ele não possa trabalhar bem personagens mais simplórios. Não acredito que ele atue em papéis 'esquisitos', mas sim em papéis inesquecíveis; portanto, continuaremos vendo o melhor que ele tem a oferecer em personagens que só atores do nível dele conseguem interpretar”, afirma Raquel sobre o ator que, além do Oscar, até o fechamento desta matéria, também tem chance de levar o BAFTA e concorreu ao Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards.
 
ALÉM DAS SÉRIES

Mais conhecido pelos fãs da série The Good Wife, como o advogado Finn Polmar (papel pelo qual recebeu elogios do conceituado jornal americano The New York Times), e recentemente por participar do especial de Natal de Downton Abbey, Matthew Goode também fez alguns longas que merecem atenção.

O diretor Woody Allen já tinha notado o talento e charme do ator quando o chamou para participar de seu filme, Match Point, em 2006, como o aristocrata Tom Hewett. No suspense Segredos de Sangue, divide a cena com Nicole Kidman, vivendo o misterioso e aventureiro tio Charlie. Há também os duvidosos Watchmen - O Filme (em que é Ozymandias) e a comédia romântica Casa Comigo? (dividindo a cena com Amy Adams).
 
Como o tio misterioso em Segredos de Sangue
 
Mas é agora, com O Jogo da Imitação, que ele começa a receber a atenção que merece da indústria cinematográfica.

“Talvez o trabalho de Matthew Goode em O Jogo da Imitação tenha sido um dos melhores em sua carreira, mas atuar ao lado de Cumberbatch não é fácil, pois ele sempre ofusca o brilho de seus colegas de elenco com atuações impressionantes. Com exceções de seus personagens em Match Point e em The Lookout (de Scott Frank), Goode não teve papéis significativos no cinema, então é interessante ver esse jovem ator escolhendo trabalhos mais desafiadores e provando que consegue executá-los com eficiência”, conclui Raquel.
 
Assista ao trailer de O Jogo da Imitação:
 

 
 
 
Comentários (0)
Comente você também!
Nome

Mostrado junto ao comentário
Email

Não mostrado junto ao comentário
Postar Comentário
CAPTCHA
Copie os caracteres que
aparecem na figura ao lado

Notícias
Visite nosso site de vendas
Arquivo
powered by Brado! Networks