Livro: "A Alegria de Ser Miserável"

SINOPSE:

A Alegria de Ser Miserável é o segundo romance da autora de Ensaio sobre o Dever (Ou a Manifestação da Vontade), finalista do Prémio LeYa em 2015 e que recebeu o aplauso e o reconhecimento dos leitores, pela narrativa invulgar e intimista e pela maturidade da escrita. Rute Simões Ribeiro usa as palavras «sem medo» (Lígia Casimiro, Viajar pela Leitura), sendo-lhe apontado um apurado sentido de humor, aliado à «estudada leveza filosófica» com que escreve (Helena Coimbra, Deus me Livro). Foi colocada pelos leitores na geração de escritores composta por Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz, sentindo-se «grande semelhança com José Saramago» (Márcia Balsas, planetamarcia) que, caso não tivesse existido, o estilo «incategorizável» de Rute Simões Ribeiro seria «completamente inovador e revolucionário» (Bárbara Castro, Bloguinhas Paradise). Com o seu primeiro romance, a autora surpreendeu os leitores com uma edição independente à altura das melhores editoras e publica em 2018 um aguardado segundo livro.
O romance A Alegria de Ser Miserável explora a vida de um homem de feitio rude, que despreza o seu contexto social e a necessidade de relação com os outros. «Se alegria houvesse, e festa se anunciasse para a celebrar, Zé era convocado por carta, para não contaminar contentamentos». Porém, sofre uma embolia que lhe retira «a capacidade de sentir tristeza», ficando «impossibilitado de ficar deprimido», perdendo «competências em ser miserável». A sua irmã Alma da Encarnação, que «teria muito para fazer nesta vida e noutras, quem sabe, que no nome para lá tinha atalho», é uma personagem secundária que, num inesperado jogo de perspetivas, desenvolve uma singular densidade arquitetónica. O protagonista, Zé da Paixão, experimenta várias profissões irrelacionáveis, numa vida que é conduzida pelo acaso, e vem a conhecer uma mulher por quem sente uma fixação inconsequente. Num exercício literário que ultrapassa as habituais técnicas narrativas, a autora faz o seu personagem central assumir a coragem de sobrepor a vontade à oportunidade, conduzindo-o pelas suas teias mentais, dando uso a recursos narrativos atípicos. E à medida que a leitura se faz deixamos de ter a certeza se se trata na verdade de uma história de amor. É uma escrita leve, mas com subtis sinais de seriedade embutidos num intuitivo e engenhoso sentido de humor. Rute Simões Ribeiro expõe uma narrativa nova, destacando-se dela própria e ilimitando-se numa escrita, uma vez mais, sem grilhos e sem condicionantes.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Alegria de Ser Miserável de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Alegria de Ser Miserável de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Alegria de Ser Miserável

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: