Livro: "A batalha de Toro (Anotado)"

SINOPSE:

António Francisco Barata (Góis 1836 – Évora 1910), erudito, publicista, escritor, historiador e grande observador dos costumes nacionais. Órfão e sem recursos, iniciou-se na vida profissional como aprendiz de barbeiro em Coimbra. Espírito curioso e amante da leitura, o contacto com os lentes da Universidade, que frequentavam a barbearia onde trabalhava, determinaram a sua formação de autodidacta.Aos 24 anos publicou a primeira obra, sob o título, Lucubrações de Um Artista (1860), que reunia algumas composições poéticas. O Dr. Augusto Filipe Simões, que viu nele um jovem talento a apoiar, acabou por o levar para Évora a suas instâncias. Nesta cidade foi sucessivamente, encarregado do Posto Meteorológico, escrivão dos casamentos na Câmara Eclesiática, amanuense na Biblioteca Pública de Évora, auxiliar da catalogação da Livraria da Manisola e um dos primeiros organizadores do Arquivo Municipal, enquanto vereador da Câmara Municipal de Évora. Com a colaboração do seu amigo Gabriel Pereira, fundou a «Biblioteca Municipal», nome que convencionou adoptar para o serviço de leitura pública pós-laboral e nocturna da Biblioteca Pública de Évora. Trabalhador infindável e polemista vigoroso, é extensíssima a sua obra dividida em vários géneros literários, tendo firmado alguns dos seus escritos com os pseudónimos de D. Bruno da Silva e Bonifaciano Tranca Ratos, este adoptado em polémicas e em assuntos que se prestavam à ironia. Colaborou com os vários periódicos existentes em Évora, Elvas, Estremoz, Barcelos e Coimbra.
Antonio Francisco Barata (Góis 1836 – Évora 1910), erudito, publicista, escritor, historiador y gran observador de las costumbres nacionales. Huérfano y sin recursos, comenzó la vida laboral como aprendiz en una barbería de Coimbra. Con espíritu curioso y amante de la lectura, el contacto con los clientes de la Universidad que frecuentaban la barbería donde trabajaba fue determinante para el su formación autodidacta. A los 24 años publicó su primera obra, que bajo el título lucubration Un Artista (1860), reunía algunas de sus composiciones poéticas. Se traslada a Évora, acogido por Augusto Filipe Simões, que veía en él a un joven talento. En esta ciudad se dedicó a diferentes oficios, destacando sus labores en la Biblioteca y el Archivo Municipal. Su obra es extensísima y se puede dividir en varios géneros. Firma sus escritos más controvertidos con el seudónimo de Bruno da Silva y Bonifaciano Tranca Ratos. Colaboró con varias revistas de Évora, Elvas, Estremoz, Braga y Coimbra.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A batalha de Toro (Anotado) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A batalha de Toro (Anotado) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A batalha de Toro (Anotado)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: