SINOPSE:
O argumento geral do livro parte da ideia de que o Brasil passou por grandes transformações sociais, econômicas e políticas nas últimas décadas, sob a égide da Constituição de 1988. Em larga medida, os governos desde Itamar Franco, e em particular os governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores, podem ser lidos como passos sucessivos na consolidação do projeto constitucional, isto é, como esforços para consolidar o estado de bem-estar implícito naquele projeto, que o cientista político André Singer denominou “reformismo fraco”. Ainda que fraco, era um projeto reformista à moda antiga, quer dizer, voltado para a promoção do bem estar da maioria da população.A crise social e política iniciada em 2013 resultou do colapso dessa tentativa, que buscou a inclusão social dos mais pobres pelo mercado, gerando, quando fracassou, enorme frustração das expectativas infladas que ajudou a criar. Isso inflamou as ruas, que, em associação com o Judiciário e sua sanha anticorrupção, e com uma esfera pública dominada por empresas de mídia críticas ferozes dos outros dois poderes (Executivo e Legislativo), minaram as bases do sistema político como um todo. A eleição de Bolsonaro foi também um alerta aos protagonistas do pacto constitucional de 1988, derrotado nas urnas de 2018, de que ele já não parece capaz de conferir coesão e (ainda que tensa e violenta) estabilidade social. Não sabemos se o novo pacto hoje sendo consolidado no país, assentado no neoliberalismo radical, no fundamentalismo religioso, na intolerância com a divergência, no autoritarismo político e social, numa agenda anticivilizatória contra os direitos humanos, ambientais, sociais, civis e políticos, e num nacionalismo de má fé, pois subserviente aos Estados Unidos e aos interesses financeiros internacionais, tem condições de prosperar e deitar raízes em nossa sociabilidade violenta. Sabemos apenas que, onde medrou, essa agenda extremista pariu regimes autoritários, sendo Filipinas, Turquia e Hungria alguns casos salientes. Esse destino está no DNA do bolsonarismo. O livro alerta que cabe à cidadania ativa impedir que trilhemos essa rota.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro À beira do abismo: Uma sociologia política do bolsonarismo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro À beira do abismo: Uma sociologia política do bolsonarismo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro À beira do abismo: Uma sociologia política do bolsonarismo
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: