Livro: "A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos"

SINOPSE:

Esta pesquisa objetiva demonstrar a ilegalidade da restrição da informação sobre os produtos transgênicos. Para tanto, apresentar-se-á os conceitos básicos, histórico e vantagens e desvantagens sobre os transgênicos. Em seguida, será definido o direito de informação, assim como a forma que esta se apresenta em relação aos transgênicos e sobre os riscos destes. Serão demonstradas as hipóteses de violações ao direito de informação atinentes aos transgênicos, de maneira que se formula o seguinte problema: É ilegal a restrição ao direito de informação no que tange ao processo de liberação e comercialização dos transgênicos? Respondendo-se com a seguinte hipótese: sim, é ilegal a restrição ao direito de informação no que tange ao processo de liberação e comercialização dos transgênicos. O método utilizado foi o bibliográfico, amealhando-se informação em livros, revistas e artigo científicos. Além de pesquisa jurisprudencial, com o fito de demonstrar a resposta dos tribunais à questão levantada no presente estudo. Essa pesquisa é de grande relevância para os ramos de direito ambiental, constitucional e consumidor. Em decorrência, demonstra-se a importância, pelo escasso número de obras sobre o assunto, bem como pela maior divulgação sobre o tema em questão. Ora, com a engenharia genética, surgiu a possibilidade de se criarem híbridos e quimeras, transportando genes de uma espécie para outra. Tal criou um ambiente de incerteza e insegurança, sobretudo concernente ao risco de afetar à saúde humana e o equilíbrio ecológico. Não obstante, existem aspectos positivos (aprimoramento agrícola, social, ambiental…) e negativos (afetação irremediável da biota, aparecimento de superpragas, contaminação de espécies nativas…). Disso surge a importância de se informar corretamente, para que o consumidor seja livre para escolher se quer ou não consumir o produto transgênico. Ademais, a informação é direito subjetivo, que se divide no direito de transmitir a informação e receber a informação, que deve ser correta e sem vícios. Sendo isto garantido pela constituição, pela legislação ambiental e consumerista. Apenas ao tutelar o direito de informação, evita-se os diversos vícios a informação sobre os transgênicos, a saber: a informação da presença de transgênicos apenas quando estes ultrapassam a um por cento da composição do produto, a supressão do EIA/RIMA e da audiência pública, o sigilo nas informações. E, dessa forma, com a correta informação tornar-se cidadão apto a participar de maneira efetiva das questões atinentes aos transgênicos, e optar, conscientemente, se deseja ou não consumir transgênicos.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A caracterização da ilegalidade da restrição à informação sobre os produtos transgênicos

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: