Livro: "A CASA DA RUA HANS STADEN 23: Onde a loucura joga xadrez, estuda filosofia e lava o banheiro"

SINOPSE:

APRESENTAÇÃO
ERA UMA RUA SEM SAÍDA, DO TIPO DAQUELAS QUE NINGUÉM NOTA. Nela, uma ‘Casa’ ‘invisível’, de dois andares, habitavam psicóticos, esquizofrênicos, bipolares, depressivos… E, a princípio, entre eles, um ‘alcoólatra’.
Os terapeutas, psicólogos, psiquiatras… Não gostavam de chamar a ‘Casa’ de ‘clínica’. Uma vez que já fora fechada pelo Ministério Público, e reaberta após registrar-se com o seu primeiro alvará.
Nela, morava o cantor (já falecido) ‘Michael Jackson’, o assessor direto dele; um ‘marechal de Minas Gerais’, dentre outras ‘celebridades’ e ‘autoridades’. ‘Ser’ ou ‘não ser’ era uma questão de ilusão e acreditamento.
O tratamento terapêutico era ‘alternativo’, não reconhecido pela ‘Medicina’, segundo aqueles que nela trabalhavam, ‘tradicional’. Estudava-se Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Jean-Paul Sartre, Gilles Deleuze e o pai da psicanálise, Sigmund Freud.
Repleta de estantes com livros de sociologia, antropologia, biografias, ensinava-se e jogava-se xadrez. Os pacientes dormiam em colchonetes, lavavam o banheiro, louça, cozinhavam, varriam o chão.
Era um processo de ‘ressocialização’. Era permitido usar equipamentos de informática com internet e telefones celulares. Não havia câmeras de segurança, muros de cinco metros, enfermeiros. Era uma ‘Casa’ muito ‘engraçada’.
E seria, se não ultrapassasse os limites do bom senso e da legislação. Este livro de poemas, no entanto, não é um E-boo/denúncia. E visa mostrar a ‘outras cercanias’, além da Rua Hans Staden, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, de forma poética, como foi a passagem por ela, por 53 dias, do jornalista Ricardo França.
Então assessor da Secretaria de Estado de Segurança e das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), ele foi internado após ter sofrido, por cerca de um ano, diariamente, ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, o que o levou a entrar num processo de depressão crônica (posteriormente diagnosticada como bipolaridade).
A psicomotricidade (metodologia adotada pelos terapeutas) ajudou no processo de recuperação. O outro lado da história, no entanto, não é contada neste livro. Ao final, há outros poemas escritos em outras duas clínicas de tratamento.
O AUTOR
RICARDO FRANÇA DE GUSMÃOhttps://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/edita/524/
Nascido no dia 11 de maio de 1968, o JORNALISTA INVESTIGATIVO, PROFESSOR E POETA, RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO, é filho de advogado e de professora, sendo o mais velho de seus três irmãos. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, em 1992, e é pós-graduado em Telejornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Ao se formar, ingressou como repórter da madrugada no jornal O DIA, promovido, mais tarde, a Repórter Especial.
Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, laureado com três prêmios de jornalismo, sendo dois internacionais, de Direitos Humanos, França foi editor-chefe dos dois Portais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no RJ, entre 2007/2013, quando exerceu o cargo de assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança, durante a gestão do Secretário José Mariano Beltrame.
Vencedor do PRÊMIO INTERNACIONAL DE REPORTAGEM IAPA Excellence in Journalism Award, da Interamerican Press Association (IAPA), pelo jornal O DIA/RIO-RJ, em 1997.
Oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa, A SÉRIE DE REPORTAGENS FOI CONSIDERADA PELA SIP, A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA IMPRENSA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NAS AMÉRICAS.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A CASA DA RUA HANS STADEN 23: Onde a loucura joga xadrez, estuda filosofia e lava o banheiro de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A CASA DA RUA HANS STADEN 23: Onde a loucura joga xadrez, estuda filosofia e lava o banheiro de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A CASA DA RUA HANS STADEN 23: Onde a loucura joga xadrez, estuda filosofia e lava o banheiro

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: