Livro: "A CASA: ‘Sítio dos Franças’, energia, ancestralidades e Páscoas"
SINOPSE:
O ‘Sítio dos França’, como ficou conhecido entre os poetas, sambistas, atores culturais e jornalistas da grade imprensa na década de 90, tinha como ‘sede’ uma CASA de raiz. Construída na Rua Caiabu, 89, em Vaz Lobo, zona norte do Rio de Janeiro, há cerca de 75 anos, pelo mestre de obras caiçara Benedito Ferreira França, de Paraty, e sua mulher, Aracy Carlos de França, a ‘CASA’ abrigou uma família, hoje com lastros (filhos, netos e bisnetos) no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo… E por aí vão os seus ‘filhos’.
Este poema, ou livro-poema, de Ricardo França de Gusmão, não pretende, de forma alguma, contar a história da Casa da Rua Caiabu. Porém, atreve-se a tecer a atmosfera física e espiritual dos ‘seres’ que dela fizeram parte. Afinal, essa Casa, na Rua Caiabu, 89, ainda pertencente à família França de Gusmão, erguida por um mestre de obras, ainda está de pé. E faz parte do patrimônio de Vaz Lobo. Fora ela a primeira residência erguida na rua.
Tem a sua identidade e as suas ‘conecções’ ligadas à cultura suburbana. Nos anos 90, recebeu o então deputado Jair Bolsonaro, hoje presidente do Brasil, para 3 churrascos da imprensa. Era , também, frequentada por jornalistas. Recebeu ‘descendentes’ de grandes baluartes das escolas de samba Império Serrano e Portela. Nela foi fundada a agremiação carnavalesca EMBAIXADORES DA FOLIA DA CIDADE MARAVILHOSA DO RIO DE JANEIRO, e a ‘orquestra sinfônica’ do Cordão da Bola Preta.
Foi palco e saraus de poesia e de samba de raiz. Sua historia é contada pelos integrantes do Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBJ).
Mas a história do ‘Sítio dos Franças’, ainda há de ser contada.
O AUTOR RICARDO FRANÇA DE GUSMÃOhttps://mapas.fundacc.sp.gov.br/agentes/edita/524/CONTATO: 21-98354-9990 / francagusmao@gmail.com
Nascido no dia 11 de maio de 1968, o JORNALISTA INVESTIGATIVO, PROFESSOR E POETA, RICARDO FRANÇA DE GUSMÃO, é filho de advogado e de professora, sendo o mais velho de seus três irmãos. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Gama Filho, em 1992, e é pós-graduado em Telejornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Ao se formar, ingressou como repórter da madrugada no jornal O DIA, promovido, mais tarde, a Repórter Especial.
Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos, laureado com três prêmios de jornalismo, sendo dois internacionais, de Direitos Humanos, França foi editor-chefe dos dois Portais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no RJ, entre 2007/2013, quando exerceu o cargo de assessor de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança, durante a gestão do Secretário José Mariano Beltrame.
Como repórter de polícia, cobriu casos de repercussão, como o assassinato da atriz Daniela Perez e as chacinas da Candelária e Vigário Geral. Membro permanente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e ex-integrante da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Passou por redações de TV, jornais, assessorias de imprensa e internet.
Vencedor do PRÊMIO INTERNACIONAL DE REPORTAGEM IAPA Excellence in Journalism Award, da Interamerican Press Association (IAPA), pelo jornal O DIA/RIO-RJ, em 1997.
O PRÊMIO BARTOLOME MITRE, CATEGORIA DIREITOS HUMANOS, contemplou a série de reportagens investigativas ‘Nota 10 em Violência’, que denunciou os bastidores do tráfico de drogas nas escolas púbicas e privadas do Rio de Janeiro.
Oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/IAPA-Miami), A SÉRIE DE REPORTAGENS FOI CONSIDERADA PELA SIP, A MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA IMPRENSA CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NAS AMÉRICAS.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A CASA: ‘Sítio dos Franças’, energia, ancestralidades e Páscoas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A CASA: ‘Sítio dos Franças’, energia, ancestralidades e Páscoas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A CASA: ‘Sítio dos Franças’, energia, ancestralidades e Páscoas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Ziembinski, o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)
- Cansei de ser gay
- Lumes na noite da minha janela
- A Tropeada: Contos Regionais
- Depois do Girassol: E de repente… Um estranho te persegue
- Source Of Stone
- Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária (Ciências e Artes)
- Borbolete-se: Poesias com Arquétipos (Poesie-se Livro 3)
- TOMA AQUI MEUS SEIOS
- O abridor de letras
- Eu sou a vida; eu não sou a morte
- Crianças: Fascinante história de vida, sete irmãos que lutam para ficar juntos, embarcam em uma busca para encontrar o lugar dos seus sonhos.