Livro: "A Filosofia da Ciência Social"

SINOPSE:

A filosofia da ciência social pode ser descrita amplamente como tendo dois objetivos. Primeiro, busca produzir uma reconstrução racional da ciência social. Isso implica descrever os pressupostos filosóficos que sustentam a prática da investigação social, assim como a filosofia da ciência natural busca expor os pressupostos metodológicos e ontológicos que norteiam a investigação científica dos fenômenos naturais. Em segundo lugar, a filosofia das ciências sociais busca criticar as ciências sociais com o objetivo de melhorar sua capacidade de explicar o mundo social ou melhorar nossa compreensão sobre ele. Assim, a filosofia da ciência social é ao mesmo tempo descritiva e prescritiva. Como tal, diz respeito a uma série de questões interrelacionadas. Estes incluem: Qual é o método (ou métodos) da ciência social? A ciência social usa os mesmos métodos que a ciência natural? Se não, deveria aspirar? Ou os métodos apropriados à investigação social são fundamentalmente diferentes dos da ciência natural? A investigação científica do mundo social é possível – ou desejável? Que tipo de conhecimento produz a investigação social? As ciências sociais podem ser objetivas e neutras? Eles deveriam se esforçar para ser? O mundo social representa um reino único de investigação com suas próprias propriedades e leis? Ou as regularidades e outras propriedades do mundo social podem ser reduzidas a fatos sobre indivíduos?O artigo a seguir irá examinar como os filósofos da ciência social abordaram e debateram essas questões. Começará examinando a questão de se a investigação social pode – ou deve – ter os mesmos objetivos e usar os mesmos métodos das ciências naturais. Esta é talvez a questão mais central e duradoura na filosofia da ciência social. Endereça-la inevitavelmente leva à discussão de outras controvérsias importantes no campo, como a natureza da explicação dos fenômenos sociais e a possibilidade de ciências sociais livres de valor. Após o exame das opiniões dos proponentes e críticos do inquérito social modelado sobre as ciências naturais será discutido o debate entre individualistas metodológicos e holistas metodológicos. Esta questão diz respeito se os fenômenos sociais podem ser reduzidos a fatos sobre indivíduos. A penúltima seção do artigo faz a pergunta: Como a ciência social como atualmente praticada melhora nossa compreensão do mundo social? Mesmo que a ciência social fique aquém dos objetivos da ciência natural, como descobrir regularidades como a lei e prever fenômenos, ainda assim pode produzir conhecimentos valiosos. O artigo encerra com uma breve discussão sobre o pluralismo metodológico. Nenhuma abordagem única do inquérito social parece capaz de capturar todos os aspectos da realidade social. Mas uma espécie de unificação das ciências sociais pode ser postulada pela visão dos diversos métodos como participação em um diálogo contínuo entre si.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Filosofia da Ciência Social de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Filosofia da Ciência Social de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Filosofia da Ciência Social

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: