Livro: "A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena"
SINOPSE:
As condições de vida eram tremendamente precárias. Não havia leis trabalhistas, não havia garantias para as mulheres e o trabalho infantil era regra, por ser mais barato e mais fácil de controlar.
Numa conjuntura de guerra, crise econômica e carestia, a inquietação localizada se espalhou. O patronato respondeu com os argumentos de sempre: pau, bala e demissões. Mas, daquela vez, a agressão não funcionou. A revolta se espalhou por outras fábricas e pelo comércio. Quando os bondes pararam, São Paulo parou junto. Multidões tomaram as ruas, em cenas inéditas até então.
Para a oligarquia, plantada em seus casarões da Avenida Paulista e no bairro de Higienópolis, a visão foi aterradora. Dezenas de milhares daqueles considerados feios, sujos e malvados surgiram à luz do dia, entre junho e julho de 1917, para cobrar uma participação mínima por sua contribuição ao desenvolvimento.
Nem mesmo a brutalidade oficial deteve aquela gente munida de impulsos terríveis: o desejo de matar fome, ter teto e contar com condições para criar os filhos. A pressão das ruas foi tamanha que os ricos tiveram de ceder. A demanda por salários e melhores condições de vida e trabalho acaba espetacularmente vitoriosa.
Nos tempos em que as denominadas “elites” brasileiras buscam retirar direitos dos trabalhadores, remetendo o país a uma situação social semelhante à daqueles tempos, a leitura de A Greve de 1917- os trabalhadores entram em cena torna-se fundamental. Um século depois, uma lição segue valendo como nunca: a unidade dos trabalhadores é pré-requisito para que qualquer luta sensibilize multidões e resulte em vitórias coletivas.
Gilberto Maringoni
Universidade Federal do ABC
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Aplicando IoT em um Gaussímetro Com a Raspberry Pi programada em Python
- Aplicando IoT para medir concentração de Benzeno Com a Raspberry Pi programada em Python
- Os anjos bons da nossa natureza: Por que a violência diminuiu
- Imposto de Renda Pessoa Física na Atividade Rural: Abordagem Teórica e Prática do LCDPR
- Etimologias: (ou os sentidos de minha vida)
- Paz Interna em Tempos Críticos
- SISTEMA ELÉTRICO DE SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO AUTOMOTIVA (ELETRICIDADE DO AUTOMÓVEL Livro 1)
- Meninos vestem azul e meninas vestem rosa? Que cor usar? Rosa ou Azul?: Livro para crianças em idade escolar (Contos infantis 2)
- AVENTURANDO COM HIPER E HIPO: Educação Especial: assimilação e acomodação (Jean Piajet)
- Introdução à sociologia da Saúde – 3ª Edição
- Theóphilo Braga e a lenda do Crisfal
- Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal