Livro: "A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena"
SINOPSE:
As condições de vida eram tremendamente precárias. Não havia leis trabalhistas, não havia garantias para as mulheres e o trabalho infantil era regra, por ser mais barato e mais fácil de controlar.
Numa conjuntura de guerra, crise econômica e carestia, a inquietação localizada se espalhou. O patronato respondeu com os argumentos de sempre: pau, bala e demissões. Mas, daquela vez, a agressão não funcionou. A revolta se espalhou por outras fábricas e pelo comércio. Quando os bondes pararam, São Paulo parou junto. Multidões tomaram as ruas, em cenas inéditas até então.
Para a oligarquia, plantada em seus casarões da Avenida Paulista e no bairro de Higienópolis, a visão foi aterradora. Dezenas de milhares daqueles considerados feios, sujos e malvados surgiram à luz do dia, entre junho e julho de 1917, para cobrar uma participação mínima por sua contribuição ao desenvolvimento.
Nem mesmo a brutalidade oficial deteve aquela gente munida de impulsos terríveis: o desejo de matar fome, ter teto e contar com condições para criar os filhos. A pressão das ruas foi tamanha que os ricos tiveram de ceder. A demanda por salários e melhores condições de vida e trabalho acaba espetacularmente vitoriosa.
Nos tempos em que as denominadas “elites” brasileiras buscam retirar direitos dos trabalhadores, remetendo o país a uma situação social semelhante à daqueles tempos, a leitura de A Greve de 1917- os trabalhadores entram em cena torna-se fundamental. Um século depois, uma lição segue valendo como nunca: a unidade dos trabalhadores é pré-requisito para que qualquer luta sensibilize multidões e resulte em vitórias coletivas.
Gilberto Maringoni
Universidade Federal do ABC
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A greve de 1917: os trabalhadores entram em cena
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- CETICISMO & VIDA BOA: O HELENISMO À LUZ DE SEXTO EMPÍRICO (DESPERTAR FILOSÓFICO)
- Amores Femininos: os conflitos contemporâneos no envolvimento afetivo-sexual da mulher solteira de Fortaleza
- Catatonia: Será que a esperança é mesmo a última que morre?
- Crianças adultizadas geram Adultos infantilizados: Análise pós moderna do comportamento infantil
- Fronteiras e Relações Internacionais: Perspectivas a Partir do Cone Sul
- A matriz africana no mundo (Sankofa – Matrizes africanas da cultura brasileira Livro 1)
- Espíritos de fato existem?: Perguntas aleatórias feitas em aula
- Drags Brasileiras Dando Close no YouTube: Tutorias em (des)montação
- Manual Compacto de Sociologia – Ensino Médio
- Dia de Visita
- GUIA DEFINITIVO BASES DA CONFEITARIA: BASES DA CONFEITARIA FRANCESA
- Programação em C para a Raspberry Pi Parte II