Livro: "A Guerra Mexicano-Americana: A História da Guerra Polêmica que Resultou na Anexação do Sudoeste e da Califórnia"
SINOPSE:
No entanto, o México começou a considerar a expansão americana um problema sério com a imigração de americanos em seu território nordestino. Esses americanos declararam independência do México e criaram uma nação na província mexicana do Texas. Após conquistar a independência em 1836, o Texas se tornou uma república independente. O Texas pediu formalmente para ser anexado aos Estados Unidos em 1845. Essa anexação irritou o governo mexicano, que ainda considerava o Texas parte de seu território. O México havia alertado anteriormente que a anexação do Texas faria com que o México declarasse guerra aos Estados Unidos.
Quando o projeto de anexação foi aprovado pelo Congresso, incluiu uma provocação adicional ao México: alegou que a fronteira sul do Texas era o Rio Grande. O atual território controlado pela República do Texas não se estendia nem perto do Rio Grande, e essa fronteira representaria uma nova perda de território para os Estados Unidos.
O presidente James K. Polk havia feito campanha para expandir os Estados Unidos até o Oceano Pacífico e pretendia tomar o território mexicano à força, se necessário. O presidente Polk enviou um emissário ao México para tentar comprar a Califórnia, bem como o território ao norte do Rio Grande.
No entanto, vender território aos Estados Unidos era politicamente impossível no México. O México era politicamente muito instável na década de 1804, e nenhuma das facções que disputavam o poder podia se dar ao luxo de oferecer a venda de território aos Estados Unidos.
Quando uma patrulha mexicana atacou a cavalaria americana na área disputada ao norte do Rio Grande, o presidente Polk foi ao Congresso para uma declaração de guerra. A declaração foi aprovada em 13 de maio de 1846. A guerra contra o México foi impopular com o partido de oposição Whig, especialmente no Norte. Os oponentes da guerra denunciaram-na como uma guerra de agressão e negaram que houvesse uma razão válida para a guerra.
Pequenas unidades militares americanas foram rapidamente capazes de ocupar pontos-chave na Califórnia, incluindo São Francisco e Los Angeles. Embora a Califórnia fosse escassamente povoada, alguns habitantes mexicanos formaram uma resistência eficaz, que acabou sendo derrotada em 1847 por reforços americanos. Posteriormente, um exército americano maior foi enviado para invadir o centro do México e conseguiu capturar a capital mexicana, a Cidade do México, em 13 de setembro de 1847. Embora um grande exército mexicano ainda estivesse lutando contra as forças americanas no nordeste do México e no Texas, a notícia da queda da capital o fez recuar para tentar retomar a capital. Após a derrota do último exército mexicano, as principais hostilidades terminaram.
O Tratado de Guadalupe Hidalgo encerrou a Guerra Mexicano-Americana em fevereiro de 1848. O México concordou em vender mais da metade de seu território por menos da metade do dinheiro que os Estados Unidos haviam oferecido apenas dois anos antes. Como o Exército ocupava a maioria das principais cidades do México, o México não teve escolha a não ser aceitar os termos americanos. O novo território adquirido no tratado incluía todos ou parte dos atuais estados da Califórnia, Nevada, Novo México, Arizona, Texas, Colorado, Utah e Wyoming.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Guerra Mexicano-Americana: A História da Guerra Polêmica que Resultou na Anexação do Sudoeste e da Califórnia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Guerra Mexicano-Americana: A História da Guerra Polêmica que Resultou na Anexação do Sudoeste e da Califórnia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Guerra Mexicano-Americana: A História da Guerra Polêmica que Resultou na Anexação do Sudoeste e da Califórnia
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Mundo in Verso
- A criação do Brasil 1600-1700: Como uma geração de desbravadores implacáveis desafiou coroas, leis, fronteiras e exércitos católicos e protestantes, dando … quadrados e ilimitadas ambições de grandeza
- Brasil,1989: um estudo sócio-econômico da indigência e da pobreza urbana
- Batalha de Berlim: Um guia completo para a história das batalhas de Stalingrado a Berlim, A Batalha de Oder-Neisse, a participação dos Russos e os últimos dias de Adolf Hitler
- Águas de São Pedro: A História que se conta
- A história como poeta : Um ensaio
- Os Não-anistiados: militares da associação dos marinheiros e fuzileiros navais do Brasil
- Contando os Dias
- Os rastos da corrupção no Brasil: Quanto á corrupção: Qual a participação da população na teoria e na prática?
- A história do século 20 para quem tem pressa: Tudo sobre os 100 anos que mudaram a humanidade em 200 páginas! (Série Para quem Tem Pressa)
- No Caminho do Graal
- Estevão Ribeiro de Resende: O Marquês de Valença