Livro: "A Guerra Mexicano-Americana e a Guerra Hispano-Americana: A História dos Principais Conflitos que Resultaram na Expansão da América na América do Norte"
SINOPSE:
No entanto, o México começou a considerar a expansão americana um problema sério com a imigração de americanos em seu território nordestino. Esses americanos declararam independência do México e criaram uma nação na província mexicana do Texas. Após conquistar a independência em 1836, o Texas se tornou uma república independente.
O Texas pediu formalmente para ser anexado aos Estados Unidos em 1845. Essa anexação irritou o governo mexicano, que ainda considerava o Texas parte de seu território. O México havia alertado anteriormente que a anexação do Texas faria com que o México declarasse guerra aos Estados Unidos.
Quando o projeto de anexação foi aprovado pelo Congresso, incluiu uma provocação adicional ao México: alegou que a fronteira sul do Texas era o Rio Grande. O atual território controlado pela República do Texas não se estendia nem perto do Rio Grande, e essa fronteira representaria uma nova perda de território para os Estados Unidos.
O Tratado de Guadalupe Hidalgo encerrou a Guerra Mexicano-Americana em fevereiro de 1848. O México concordou em vender mais da metade de seu território por menos da metade do dinheiro que os Estados Unidos haviam oferecido apenas dois anos antes. Como o Exército ocupava a maioria das principais cidades do México, o México não teve escolha a não ser aceitar os termos americanos. O novo território adquirido no tratado incluía todos ou parte dos atuais estados da Califórnia, Nevada, Novo México, Arizona, Texas, Colorado, Utah e Wyoming.
Em 1898, uma das últimas possessões da Espanha no Novo Mundo, Cuba, estava travando uma guerra pela independência, e embora Cuba estivesse tecnicamente isenta da Doutrina Monroe porque já era um território espanhol quando a Doutrina Monroe foi publicada, muitos americanos acreditavam que os Estados Unidos deveriam ficar do lado de Cuba contra a Espanha.
Enquanto isso, o Exército dos EUA desembarcou 15.000 soldados em Cuba para lutar contra menos de 2.000 soldados espanhóis. O político nova-iorquino Theodore Roosevelt, que vinha defendendo a guerra com a Espanha para apoiar os revolucionários cubanos, ingressou no Exército dos Estados Unidos e participou de sua campanha em Cuba, tornando-se conhecido por sua participação junto aos “Rough Riders”. Apesar da superioridade dos rifles espanhóis, eles foram oprimidos pelo número de forças do Exército dos EUA apoiadas por artilharia e metralhadoras Gatling.
Embora os espanhóis tenham lutado contra o Exército dos EUA até um impasse em Porto Rico, a Espanha foi forçada a concordar com a paz depois que a Marinha dos EUA destruiu suas frotas do Pacífico e do Atlântico. A derrota militar em Cuba significou que a Espanha teria que dar a Cuba sua independência, e a destruição de sua marinha significou que a Espanha teria que ceder suas colônias ultramarinas aos Estados Unidos. Posteriormente, os Estados Unidos obtiveram a posse das Filipinas, Porto Rico e Guam, marcando o verdadeiro início do imperialismo americano.
A Guerra Mexicano-Americana e a Guerra Hispano-Americana: A História dos Principais Conflitos que Resultaram na Expansão da América na América do Norte examina as duas guerras controversas. Juntamente com fotos de pessoas importantes, lugares e eventos, você aprenderá sobre ambos conflitos como nunca antes.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Guerra Mexicano-Americana e a Guerra Hispano-Americana: A História dos Principais Conflitos que Resultaram na Expansão da América na América do Norte de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Guerra Mexicano-Americana e a Guerra Hispano-Americana: A História dos Principais Conflitos que Resultaram na Expansão da América na América do Norte de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Guerra Mexicano-Americana e a Guerra Hispano-Americana: A História dos Principais Conflitos que Resultaram na Expansão da América na América do Norte
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Atlântida – As Testemunhas
- Filologia, história e língua (Lingua[gem] Livro 81)
- Operação Condor: O seqüestro dos uruguaios
- Música E Liberdade
- Exercícios de micro-história
- Memórias de quem ensina história: cultura e identidade docente
- 1519: Circulação, conquistas e conexões na primeira modernidade
- As Saturnálias: Livro I (Clássicos)
- A Estrada do Poente: Escola Alemã – Colégio Progresso
- Escrita: Uma breve introdução (Encyclopaedia)
- Revista de História Regional Volume 7 N° 2 Machado de Assis a literatura Brasileira do oitocentos: Um projeto de literatura nacional
- A História dos Cavaleiros Templários e do Templo