Livro: "A Historia do Crime Organizado: Uma Breve Historia do Brasil."
SINOPSE:
Crime organizado – No Brasil, fenômeno se originou na década de 70Antonio Carlos Olivieri, Especial para a Página 3 Pedagogia & ComunicaçãoA partir da noite de 12 de maio de 2006, a cidade de São Paulo se viu diante de uma situação inusitada por cerca de três dias: uma facção criminosa autodenomidada Primeiro Comando da Capital (PCC) conseguiu fazer a cidade parar, com uma série de atentados a policiais, a ônibus e a instituições bancárias, que geraram pânico na população e mudaram a rotina da metrópole.Episódios semelhantes a esse já tinham acontecido nas regiões periféricas de São Paulo e, principalmente, em alguns bairros do Rio de Janeiro. O que diferenciou o epsiódio dos dias 13, 14 e 15 de maio foi a sua dimensão: a cidade inteira parou e não foi qualquer cidade, mas a maior do país.Exatamente um mês depois, quando o Brasil estreou na Copa do Mundo enfrentando a Croácia, o episódio já parecia esquecido. Contudo, o governador do Estado de São Paulo, Cláudio Lembo, lembrou que outros levantes do gênero poderiam se repetir.Crime organizadoO poder do PCC – uma das facções criminosas existentes no Brasil – não foi vencido, mesmo que a revolta tenha sido controlada, de maneira aliás polêmica: o governo do Estado atribui o controle da situação ao contra-ataque policial. Parte da oposição e da imprensa atribui a um suposto acordo entre o governo e o líder do grupo criminoso, Marcos William Herbas Camacho, o Marcola.Antes de analisar aqui o episódio paulistano, é mais interessante procurar o fenômeno histórico e sociológico que está por trás dele: o surgimento do crime organizado no Brasil. Isso ocorreu ao longo da década de 1970 e vários fatores concorreram para que as quadrilhas se transformassem em verdadeiras corporações empresariais.Na década de 60, começou a acentuar-se significativamente a urbanização do país, devido ao êxodo rural. No ano de 1970, 56% da população brasileira vivia em cidades. Dez anos depois, já eram 68%. Atualmente, passam dos 80%. A população do campo migrou para as grandes cidades – Rio e São Paulo num primeiro momento-, em busca de melhores condições de vida.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Historia do Crime Organizado: Uma Breve Historia do Brasil. de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Historia do Crime Organizado: Uma Breve Historia do Brasil. de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Historia do Crime Organizado: Uma Breve Historia do Brasil.
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Sociedade, Cultura, Psicanalise
- O segredo história Asya Turgenev. Análise do texto cifrado.
- Ensino superior – avaliação e supervisão
- Compósitos 4 – Moldes
- Bolsa de Valores do Zero: Ganhe com a alta e com a baixa
- Democracia e comunicação no pensamento de Eric Voegelin: A perda da experiência dos símbolos da realidade política
- Ensaio Sobre As Formas Literárias de Filosofia Medieval
- Estamos alunos: Um estudo sobre a identidade contemporânea dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro
- Em Aberto, Brasília, ano 1, n.9, set. 1982
- Biomecânica Básica para Ortodontistas
- Manual Para Ser Alguém: Sem precisar passar na prova
- A religião na sociedade urbana e pluralista (Temas de Atualidade)