Livro: "A influência da retórica veterotestamentária sobre a carta de Paulo aos Gálatas"

SINOPSE:

Desde que Betz analisou a carta de Paulo aos gálatas a partir das categorias da retórica aristotélica clássica, considerando a epístola uma “carta de gênero apologético”, diversos outros estudos seguiram o mesmo rumo e submeteram as cartas paulinas aos mesmos crivos. O sitz im leben judaico do apóstolo foi substituído por diversas teorias sobre a influência do mundo greco-romano, procurando encontrar nas literaturas e religiões pagãs do primeiro século as fontes que influenciaram não somente a teologia, mas também a retórica das cartas de Paulo. Contudo, toda a biografia disponível sobre o apóstolo Paulo, tanto em Atos dos Apóstolos quanto nas cartas paulinas, descreve-o como legítimo judeu de origem tradicional, ex-membro da seita judaica mais rigorosa (seita dos fariseus), de origem, estudo e conhecimento judaico. Em Gálatas, Paulo escreve sobre uma controvérsia judaico-cristã, a fim de resgatar os destinatários da apostasia enquanto acusava os judaizantes de enganar os cristãos ao obrigarem-nos a guardar a Lei mosaica. Dessa forma, o ambiente da carta gira em torno do judaísmo, principalmente do Antigo Testamento, para o qual Paulo recorrerá tanto com respeito à teologia quanto fazendo uso de sua retórica.Tendo em vista que o problema gira em torno do entendimento do Antigo Testamento, o apóstolo demonstra sua habilidade no manuseio da literatura Sagrada e do conhecimento adquirido na escola de Gamaliel. Essa habilidade é demonstrada também no uso de estilos retóricos judaicos comuns ao Antigo Testamento, fonte primária utilizada pelo apóstolo para combater seus adversários e ensinar aos cristãos a relação de continuidade entre a antiga e nova aliança. Tendo a carta aos gálatas numa mão e o Antigo Testamento na outra, sugere-se que Paulo foi influenciado pelo estilo retórico do Antigo Testamento, tão presente na mente do apóstolo que as estruturas surgem naturalmente, moldando a construção de suas ideias em todas as três divisões da carta (Gl.1-2; Gl.3-4 e Gl.5-6).

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A influência da retórica veterotestamentária sobre a carta de Paulo aos Gálatas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A influência da retórica veterotestamentária sobre a carta de Paulo aos Gálatas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A influência da retórica veterotestamentária sobre a carta de Paulo aos Gálatas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: