Livro: "A queima da cana-de-açúcar:: diálogo entre Direito, Saúde e Ambiente"

SINOPSE:

Este livro é oriundo de uma pesquisa de mestrado, cujo título original é “EFETIVIDADE DA NORMA JURÍDICA BRASILEIRA FRENTE À QUEIMA DA CANA-DE-AÇÚCAR NA FASE DE PRÉ-COLHEITA”. O Brasil, como maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, utiliza, também, a queima como método facilitador do corte. Tal prática gera impactos ambientais, sociais e à saúde, ensejando a atuação estatal na imposição de normas jurídicas específicas para regulamentar a prática da queima, todavia ainda são poucos os estados que implementaram leis neste sentido. Pioneiramente, o estado de São Paulo editou a Lei nº 11.241/02, cuja implementação existe há tempo suficiente para se tornar alvo de estudos científicos. A ausência de legislação específica nos estados da região Nordeste faz com que a prática da queima permaneça acontecendo indiscriminadamente e ocasione ou aprofunde seus impactos negativos. Com o objetivo de verificar a efetividade da lei específica que regulamenta a queima de canaviais na pré-colheita, foram selecionados estudos acadêmicos produzidos no estado de São Paulo e na região Nordeste, entre os anos de 2007 e 2018. O percurso metodológico estabelecido para realizar esta pesquisa foi a metanálise qualitativa, que consiste na análise e síntese dialógica de diferentes estudos, com perspectivas diversas, na busca de identificar aquilo que lhes é comum e, portanto, generalizável para compreensão da complexidade do fenômeno estudado. Para tanto, foram definidas quatro categorias de análise: legislação específica, impactos ambientais, impactos sociais e impactos à saúde, a partir das quais foram lidos e interpretados os trabalhos selecionados. Observou-se que a legislação específica se mostra efetiva sob o ponto de vista ambiental porque, ao impor a mecanização, reduz a prática da queima e seus impactos deletérios. Contudo, no que tange aos impactos sociais ocasionados pela imposição da mecanização, verificou-se que a legislação específica, gerou ou ampliou o desemprego dos trabalhadores e os problemas que daí emergem. Como alternativa, propõe-se que sejam levados em consideração os aspectos sociais e ambientais, na edição de novas leis específicas, com a inclusão de políticas públicas sociais conjuntas. Esta investigação abre espaço para novas pesquisas metanalíticas, que abranjam outros recortes geográficos e/ou temporais além do proposto neste trabalho.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A queima da cana-de-açúcar:: diálogo entre Direito, Saúde e Ambiente de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A queima da cana-de-açúcar:: diálogo entre Direito, Saúde e Ambiente de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A queima da cana-de-açúcar:: diálogo entre Direito, Saúde e Ambiente

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: