Livro: "A Revoluäào Portugueza: O 31 de Janeiro (Porto 1891), O 5 de Outubro (Lisboa 1910)"

SINOPSE:

A REVOLUÅÁO PORTUGUEZA…O 31 DE JANEIRO (PORTO 1891), por Jorge d’Abreu. CAPITULO I O movimento de 31 de janeiro filia-se no >ultimatum> de 1890 A revolta militar de 31 de janeiro de 1891 caracterisou-se pela precipitaäào com que foi decidida e a pouca ou nenhuma reserva com que foi organisada. Durante mezes uma parte do paiz teve conhecimento quasi minucioso de que se conspirava contra a monarchia e que na conspiraäào entravam elementos de importancia recrutados na officialidade dos regimentos que a guarneciam. No emtanto a explosào patriotica, que na madrugada de 31 fez triumphar por algumas horas a bandeira verde e vermelha, surprehendeu muita gente porque apenas uma insignificante minoria nào julgava extemporaneo o rebentar da bomba. A causa unica do movimento podemol-a filiar no ultimatum de 1890. Por espaäo d’um anno, a agitaäào popular, que essa chicotada diplomatica provocara nos primeiros instantes…agitaäào que, no dizer de Joào Chagas, trouxera pela primeira vez para a rua, a manifestarem-se, ªhomens graves e de chapeu altoº…por espaäo d’um anno, repetimos, essa{8} agitaäào minou profundamente diversas camadas sociaes e fez augmentar por uma forma extraordinaria o descontentamento da naäào, a sua hostilidade contra o regimen monarchico e o soberano. Viu-se claramente, n’esse momento grave da vida portugueza, que, ao substituir-se o ministerio abatido pelo ultimatum, o novo governo procurara antes de mais nada deitar uma escïra ao throno, desprezando em absoluto as reclamaäñes do povo, a sua grita sedenta de justiäa. CalcÞra-se a patria para sustentar no poder o monarcha brigantino. A dignidade da naäào, o seu anceio fervoroso de que o ultimatum obrigasse a politica governativa a mudar de processos, a trabalhar com seriedade, uma e outro foram espesinhados pelo empenho dos aulicos da monarchia em precavel-a da marcha progressiva das ideias democraticas. D’ahi o exodo para o partido republicano de muitos dos homens que atæ entào tinham tentado servir os partidos monarchicos com boa fæ e dedicaäào

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Revoluäào Portugueza: O 31 de Janeiro (Porto 1891), O 5 de Outubro (Lisboa 1910) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Revoluäào Portugueza: O 31 de Janeiro (Porto 1891), O 5 de Outubro (Lisboa 1910) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Revoluäào Portugueza: O 31 de Janeiro (Porto 1891), O 5 de Outubro (Lisboa 1910)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: