Livro: "A Sociedade da Capela: Trabalho, fé e educação no povoado de Rodeio (1883-1904) (Trilogia Imigrantinos Livro 1)"

SINOPSE:

O livro intitulado “A Sociedade da Capela” discute sobre as diferentes etnias, como os poloneses, luso-brasileiros e os indígenas, que viviam e conviviam com os imigrantes majoritariamente “italianos” no povoado de Rodeio, entre 1883 e 1904. A própria “italianidade” destes sujeitos é colocada em xeque, uma vez que a grande maioria era oriunda do Tirol Meridional e, portanto, eram súditos do Império Austro-Húngaro. Este trabalho visa a análise detalhada das comunidades que se instalaram na paróquia de Rodeio e formaram uma “sociedade da capela”, onde o espaço do templo religioso servia como laço de interação entre as famílias, tanto por meio de celebrações e festividades dominicais, como por intermédio das escolas e da catequese. A pesquisa possui uma abordagem inovadora sobre o tema da imigração no Vale do Itajaí e fundamenta-se na História Social para compreender os emigrados como trabalhadores do campo, com base na metodologia de pesquisa denominada Micro-História, ao fazer conexões entre a escala micro e macro, integrando a localidade de Rodeio com Santa Catarina e o Brasil, a partir da análise de diferentes fontes históricas, tais como crônicas eclesiásticas, livros comemorativos, periódicos, estatutos, entre outros documentos inéditos na historiografia. As trajetórias do anarquista Giovanni Rossi e do padre Lucínio Korte visaram problematizar a relação entre os imigrantes e o clero franciscano muitas vezes conflituosa, percebendo um entrelaçamento tênue associado ao florescimento das cooperativas agrícolas e da educação na região. Nos diferentes eixos abordados percebemos um elemento comum pautado no fortalecimento da economia local do clero e dos fiéis para a escolha das capelas que deveriam ser construídas e nos conflitos voltados à manutenção dos ideais nacionais dos “italianos”. As “sociedades da capela” tinham a cultura agrícola, a religiosidade e a educação como eixos principais, enquanto as diferentes estratégias elaboradas em reciprocidade demonstravam a capacidade de autonomia dos sujeitos, elevando o debate sobre as sociedades humanas para contornos e especificidades voltados às escolhas dos próprios agentes da História.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro A Sociedade da Capela: Trabalho, fé e educação no povoado de Rodeio (1883-1904) (Trilogia Imigrantinos Livro 1) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro A Sociedade da Capela: Trabalho, fé e educação no povoado de Rodeio (1883-1904) (Trilogia Imigrantinos Livro 1) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro A Sociedade da Capela: Trabalho, fé e educação no povoado de Rodeio (1883-1904) (Trilogia Imigrantinos Livro 1)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: