Livro: "Abhinavagupta e arte tradicional: Um livro que expõe a natureza de uma filosofia profunda e mística"

SINOPSE:

Uma obra traduzida e revisada para os amantes da boa leitura … → A qualidade funciona para desfrutar no seu kindle.Vamos nos concentrar aqui acima de tudo na estética hindu desenvolvida por Abhinavagupta, um dos mais altos representantes do Shivaism da Caxemira. A natureza última da experiência estética está em jogo aqui, e Abhinavagupta desenvolve aquela ideia crucial que consiste na comparação da experiência estética com a experiência mística, do gozo estético com a ânanda que caracteriza o conhecedor de Brahman. Talvez, nesse sentido, a arte contemporânea (assim como a filosofia da arte e da estética) tenha muito a aprender e possa descobrir um “novo” caminho – talvez redescobrindo um caminho perene – tanto para a criação artística quanto para a degustação estética. Para Abhinavagupta shânta-rasa torna-se o valor estético axial, o eixo que percorre os demais valores estéticos, que articula as diferentes experiências estéticas dando-lhes o seu sentido último: a contemplação do atman que é o Silêncio, a Paz e a Alegria no seu estado de maior pureza e intensidade. Desse modo, a verdadeira “obra de arte” se torna um caminho que leva à realização espiritual por meio da contemplação yogue autêntica do artista criativo e do receptor ativo, capaz de transcender suas limitações egóicas, seus movimentos mentais. Nesse sentido, o prazer estético genuíno torna-se a antecipação do prazer espiritual, a promessa de realização permanente que a arte como a religião e a filosofia hindu sempre têm em mente, como indicam os termos moksha, mukti, kaivalya etc. Desse modo, a verdadeira “obra de arte” torna-se um caminho que leva à realização espiritual por meio da contemplação yogue autêntica do artista criativo e do receptor ativo, capaz de transcender suas limitações egóicas, seus movimentos mentais. Nesse sentido, o gozo estético genuíno torna-se a antecipação do gozo espiritual, a promessa de realização permanente que a arte como a religião e a filosofia hindu sempre têm em mente, como indicam os termos moksha, mukti, kaivalya etc. Desse modo, a verdadeira “obra de arte” se torna um caminho que leva à realização espiritual por meio da contemplação yogue autêntica do artista criativo e do receptor ativo, capaz de transcender suas limitações egóicas, seus movimentos mentais. Nesse sentido, o prazer estético genuíno torna-se a antecipação do prazer espiritual, a promessa de realização permanente que a arte como a religião e a filosofia hindu sempre têm em mente, como indicam os termos moksha, mukti, kaivalya etc.

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