Livro: "Aborto no Brasil: Tendências e Estimativas entre 2000 e 2010"

SINOPSE:

O aborto inseguro é considerado um dos maiores problemas de negligencia à saúde sexual e reprodutiva, trazendo graves problemas para a saúde das mulheres. Partindo das evidentes lacunas e incertezas no registro da incidência do aborto induzido no Brasil, a autora realizou uma pesquisa de mestrado em 2012 intitulada “A Magnitude do Aborto no Brasil: Tendências e Estimativas entre 2000 e 2010” pela Escola Nacional de Ciências Estatística, IBGE, com orientação de Suzana Cavenaghi.
A proposta da obra é traçar o perfil de internação nos hospitais públicos em decorrência do aborto, com base no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS) – que representa aproximadamente 70% das internações do país -, bem como atualizar as estimativas de aborto induzido para Brasil e grandes regiões a partir do método indireto conhecido como Método da Incidência por Complicações do Aborto (AICM).

Considerando que as internações no SUS representam apenas uma parte das mulheres que provocam aborto no Brasil e que, na ilegalidade, estas internações estão sujeitas a registros incorretos, o AICM propõe correções e ajustes para estimar a incidência do aborto induzido. Serão apresentadas diversas estimativas de aborto induzido nesta obra, para finalmente serem selecionadas as estimativas intermediárias mais plausíveis ao longo da década.
Mesmo com incertezas, o resultado aponta para um grave problema de saúde pública no Brasil, ainda que as estimativas estejam decrescendo ao longo dos anos (746.244 em 2000 e 620.987 em 2010). Neste período a razão de aborto induzido por nascidos vivos (razão de aborto) variou entre 23,7 em 2000 e 21,9 em 2010, enquanto o declínio de abortos induzidos para cada mil mulheres em idade fértil (taxa de aborto) foi ainda mais significativo (15,9 em 2000 e 11,6 em 2010). Estas estimativas sugerem que o aborto continua desempenhando um papel significativo no controle da fecundidade no país, sendo necessário debate público para reformulação de leis e acesso ao aborto legal no Brasil. Leia este livro e fique por dentro do assunto!

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Aborto no Brasil: Tendências e Estimativas entre 2000 e 2010 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Aborto no Brasil: Tendências e Estimativas entre 2000 e 2010 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Aborto no Brasil: Tendências e Estimativas entre 2000 e 2010

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: