Livro: "AJUSTE ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRINCÍPIOS NEGADOS"

SINOPSE:

Esta tese é um estudo da política educacional brasileira para o ensino superior, em um cenário de ajuste estrutural e fiscal (neoliberalista), conseqüência de mais uma crise do capital para sua expansão. Essa crise se acentuou para o país em meados da década de noventa, com a sua adesão às políticas impostas pelas nações desenvolvidas, usando, como instrumentos, Organismos internacionais durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando ele abandonou o modelo de Estado de Bem-estar social para implantar um Estado Neoliberal. Tal fato provocou a mudança para novos paradigmas, tendo como justificativa a inclusão do país na globalização, o que só seria possível através de um ajuste na economia. O estudo apontou que, nos países capitalistas, sobretudo os considerados subdesenvolvidos, as reformas aconteceram de forma brutal, provocando sérios transtornos, com o crescimento dos índices de exclusão de um número expressivo da população. Assim, a partir desses pressupostos, analisamos as estratégias adotadas, principalmente, pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), através de Emendas Constitucionais, Leis, Decretos, Decretos-leis e Portarias, para a consecução destes objetivos: reduzir o tamanho do Estado (Estado mínimo), através das privatizações, e os investimentos na área social, da saúde e da Educação, procurando, assim, privatizar o Estado. A tese firma-se na perspectiva de que, na essência, as reformas visavam a uma redução brutal nos gastos do governo, como forma de gerar superávit para fazer face ao pagamento do serviço da dívida do país e, em particular, a dívida externa, com reflexos no ensino público, desajuste nas estruturas do país e um desinvestimento geral, com conseqüências indescritíveis. O estudo destaca, ainda, a opção do Estado pelo abandono do ensino superior público e gratuito, em prol de um modelo privatizante e de exclusão, descumprindo o que estabelecem os Artigos 6, 205 e 206 da Constituição de 1988. Essas características do modelo neoliberal adotado pelo país, que implantou a reforma educacional, têm afetado os princípios do ensino superior: a pertinência, a eqüidade, a excelência e a autonomia. Portanto, o resultado da investigação demonstra o descompasso entre o discurso oficial e a ausência de condições objetivas para manter e ampliar o ensino público e gratuito.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro AJUSTE ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRINCÍPIOS NEGADOS de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro AJUSTE ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRINCÍPIOS NEGADOS de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro AJUSTE ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRINCÍPIOS NEGADOS

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: