Livro: "Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil"
SINOPSE:
No século XVIII, a situação territorial do Brasil era complicada: minas de ouro foram descobertas no oeste; a Colônia do Sacramento havia sido fundada no rio da Prata, bem em frente a Buenos Aires; dezenas de missões de religiosos portugueses foram estabelecidas na Amazônia. Tudo, entretanto, além do limite traçado em Tordesilhas. A colônia ficara rica, mas não tinha fronteiras.As penetrações e ocupações dos bandeirantes em terras espanholas poderiam não dar em nada se não houvesse do lado de Portugal, no momento oportuno, como secretário particular de D. João V (na prática, quase um primeiro-ministro), uma vigorosa personalidade política, além de notável escritor. Com profundo conhecimento da geografia e da história de sua terra natal, Alexandre de Gusmão foi o principal elaborador e negociador do Tratado de Madri, de 1750, que deu ao Brasil dois terços de seu território. Foi igualmente o autor intelectual do Mapa das Cortes, sobre o qual ocorreram as tratativas finais e onde, pela primeira vez, o país se apresenta com a forma quase triangular, ampla, maciça, que nos é hoje familiar. O grande feito de Alexandre de Gusmão é ter conseguido legalizar o alargamento imenso do território do Brasil. Houve a preparação intelectual, tomaram-se as medidas práticas, a negociação se revelou difícil. Em todas as fases, é inegável o protagonismo do secretário do rei. Um acordo dessa dimensão é sem paralelo na história universal. Poucos fizeram tanto pela grandeza do Brasil.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Alexandre de Gusmão (1695-1753): O estadista que desenhou o mapa do Brasil
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Prevenir É Muito Melhor Do Que Remediar: A Lição De Bernardino Ramazzini Para A Saúde Pública
- Katipunan: Maçonaria e a Revolução
- DEMOCRACIA, A PERCEPÇÃO DOS FILÓSOFOS ARISTÓTELES E PLATÃO
- De Lula a Lula
- O CUIDADO DE SI: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE SI NAS CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR
- Top 10 Civilizações Perdidas : Quem eram eles e onde eles foram? (Portuguese Edition) (Haselton’s Top Tens Livro 1)
- As Formas do Espaço Brasileiro (Descobrindo o Brasil)
- Psychopathia Sexualis: Com Especial Referência ao instinto sexual antipático
- Brasil, Argentina e Estados Unidos: Conflito e integração na América do Sul (da Tríplice Aliança ao Mercosul)
- Protagonismo negro em São Paulo: história e historiografia
- TRECHOS DE VIDAS
- O império Romano: A incrível história de um grande império que caiu