Livro: "Anorexia da Ética: e outros escritos"
SINOPSE:
Em uma coletânea de artigos publicados ao longo de seis anos, é difícil manter certa unidade teórica e de pensamento, uma espinha dorsal que lhes dê sustentação. E isto porque os assuntos são variados, a realidade social, muito dinâmica, e as pessoas também mudam, claro. Entretanto, nesta coletânea, e em todos os artigos aqui publicados – áreas jurídica, social, econômica, de política internacional, e mesmo naquelas de puro afeto – consegue-se perceber a linha mestra que os une: a indignação sagrada contra aquela anorexia e a defesa dos verdadeiros valores republicanos.
Na trilha de Miguel de Unamuno, Jayme Vita Roso não perdeu a capacidade de indignar-se e não consegue se calar; do velho espanhol basco, em seu discurso famoso na Universidade de Salamanca, Jayme parece ter guardado as palavras: “Há momentos em que calar é mentir. Porque o silêncio pode ser tomado como aquiescência.”
Este livro reúne 52 artigos; boa parte deles voltada para a área do Direito, onde o talento de Jayme Vita Roso consegue vê-lo “de dentro”, como seria a obrigação de um bom advogado, e “de fora” – sua integração ao sistema sócio-econômico e histórico em que foi gerado – conhecimento não comum de ser encontrado. Passeia pela política, pela economia, pelo meio ambiente, pelas relações internacionais, pela filosofia, por nossa História brasileira e também pela nossa História latino-americana.
Nele, há igualmente espaço para o afeto pessoal e o lirismo em seus dois artigos sobre D. Hélder Câmara; para seu preitos de saudade e de admiração a Théodore Monod, a Luiz Washington Vita e a Paulo Dantas; para a lembrança do homem revoltado Albert Camus; para a “ressurreição” do grande brasileiro esquecido, Eduardo Prado; para o resgate da pátria, na afirmação política de Itamar Franco. E para o sarcasmo – porque não? – em Comer, Engordar, é Só Engolir Fast-Food.
E pulsa ainda sua participação política em A Gestão Democrática de São Paulo: da Utopia ao Sonho Realizado.
Em seu último artigo – A Desconstrução da Democracia ou Quando Participar Significa Mobilizar a Sociedade – continua coerente o jurista engajado, herdeiro dos legítimos ideais republicanos, ao defender, “nas razões de decidir”, a aplicação do “direito” e não da “lei”, necessariamente, pois nem toda lei é justa e digna do direito.
De Jayme Vita Roso, se poderia repetir a epígrafe do artigo com que ele abre esta coletânea: Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
Raul de Mattos Paixão Junior
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Anorexia da Ética: e outros escritos de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Anorexia da Ética: e outros escritos de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Anorexia da Ética: e outros escritos
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: