Livro: "ANTROPOLOGIA ciência e arte existencial: Uma nova epopeia"

SINOPSE:

“ANTROPOLOGIA ciência e arte existencial” é um ensaio relativo à obra: “A reinvenção da sociedade primitiva, transformações de um mito“, do antropólogo Sul Africano Adam Kuper, que, nesta obra, conota que as descrições das sociedades primitiva são projeções de conveniência, de alguma forma psicanalisáveis, e não observações idôneas e pautadas em razão qualificada e metafisicamente ciente. Por certo, não há buscas, inclusive científicas, sem alinhamentos axiológicos, reações ou posições frente às objetivações culturais envolvendo institutos e buscadores; pressupostos rondam, igualmente, as bancadas dos laboratórios onde pesquisas são encomendadas em acordo com posicionamentos mercadológicos e jogos de poder. Observações antropológicas acontecem em contraste com entendimentos prévios, graus de sapiência e posicionamentos mítico-religiosas, sejam obedecidos, desafiados, negados ou silenciados. Logo, a observação de uma estrutura civilizatória jamais é neutra, inclusive esta observação autoral referente à reinvenção da sociedade primitiva. Adam Kuper, desconstruindo a busca antropológica clássica, empreende sua análise a partir: 1) dos seus – não explicitados – pressupostos culturais assim como 2) da dita ‘neutralidade’, científica ou, no caso, cientificista; o que denota um posicionamento com enraizamentos metafísicos. Como evitar arbitrações onde o cientificismo é elevado à categoria de método soberano para, através dessa ‘neutralidade’ epistemológica, orquestrar significados, mas, de fato, expressando uma natureza política situada?A resposta é a que antropologia não é neutra; o antropólogo existe como estado-de-ser inscrito numa cultura, marcado por impressões históricas e compromissos batismais servindo de fulcros. Para ser válido, o estudo antropológico deve vistoriar culturas, superar circunstâncias sectárias e efêmeras, e reportar ao que é inerente e específico do Homo sapiente, sapiente: isto é, à capacidade de reconhecer-se como estado-de-ser suspenso no eternal, apto a considerar as decorrências filosóficas atinentes a tal realização, operando no aprimoramento da cosmovisão e no mapeamento de uma comunidade virtuosa e de uma boa vida. Neste ensaio problematizo essas perspectivas na tentativa de distinguir alguns fragmentos, hoje dispersos, dessa sociedade prima.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro ANTROPOLOGIA ciência e arte existencial: Uma nova epopeia de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro ANTROPOLOGIA ciência e arte existencial: Uma nova epopeia de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro ANTROPOLOGIA ciência e arte existencial: Uma nova epopeia

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: