Livro: "Aprendizagem do Cálculo para Economistas: Caraterização de Conceitos Matemáticos no Nível Superior"

SINOPSE:

O livro é resultado de uma tese de doutoramento e tem como objetivo caraterizar a aprendizagem do Cálculo I à luz das teorias APOS e da Reificação de Ed Dubinsky e Anna Sfard, respetivamente. Para contextualizar o quadro teórico, faz-se uma abordagem de teorias de Investigação em Educação Matemática e de teorias da aprendizagem antes de se abordar mais concretamente as duas teorias à luz das quais este estudo é feito. A teoria APOS e a da Reificação são duas teorias cognitivistas consequentes do Construtivismo Cognitivista de Jean Piaget. Ambas permitiram-nos perceber melhor como os alunos constroem o seu conhecimento, bem como fenómenos e situações que interferem na sua construção. Com base num paradigma interpretativo, numa metodologia qualitativa, na modalidade de estudo de caso, foram aplicados aos alunos questionários seguidos de entrevistas. Quanto aos alunos, para além dos questionários, foram recolhidos dados das provas parcelares realizadas. Os dados recolhidos foram analisados à luz de teorias e estudos antecedentes. O estudo, realizado numa instituição de ensino superior de Angola, incidiu inicialmente sobre 10 alunos e, posteriormente, em função de conveniência do próprio estudo, restringiu-se a três alunos. De uma maneira geral os alunos têm maior compreensão operacional do que concetual, manifestada predominantemente no desempenho algébrico. A associação entre processos anteriores e a compreensão dos alunos nem sempre é de sucesso-sucesso ou de insucesso-insucesso. A aprendizagem dos alunos é heterogénea resultando de fatores como o seu nível de preparação, seu empenho e tipo de abordagem do Cálculo. Intrínsicas ao contexto, a investigação teve como limitações a predominante representação algébrica — em detrimento de maior equilíbrio com as representações gráfica, numérica e descritiva — dos conceitos do Cálculo I na sala de aula, bem como a necessidade de maior abrangência do trabalho colaborativo para tornar a construção do conhecimento mais social. Intrínsica à própria investigação, temos como limitação a necessidade de se prolongar o estudo no tempo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Aprendizagem do Cálculo para Economistas: Caraterização de Conceitos Matemáticos no Nível Superior de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Aprendizagem do Cálculo para Economistas: Caraterização de Conceitos Matemáticos no Nível Superior de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Aprendizagem do Cálculo para Economistas: Caraterização de Conceitos Matemáticos no Nível Superior

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: