Livro: "arte nas empresas: pesquisa exploratória sobre a utilização da arte como meio de comunicação com os funcionários nas empresas"

SINOPSE:

Este trabalho é a conclusão do mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2011, sob orientação do Prof. Dr. Amálio PinheiroO uso da arte como ferramenta de comunicação é uma nova estratégia utilizada pelas organizações corporativas para atingir seus funcionários, em seus aspectos cognitivos e em suas interações com o coletivo. Seu intuito é melhorar a comunicação interna, para gerar novas ideias e soluções para problemas inesperados que interferem no planejamento linear de uma organização empresarial. Esta pesquisa teve como objetivo investigar algumas corporações que incluíram em suas disciplinas organizacionais a intervenção do “fazer artístico”, aquele em que o funcionário é o próprio protagonista da experiência. Para a contextualização do objeto desta pesquisa, trabalhamos com teóricos da cultura latino-americana (Néstor García Canclini e Severo Sarduy), da mestiçagem (Amálio Pinheiro), da sociologia do conhecimento e comunicação (Boaventura de Souza Santos, Eduardo Viveiros de Castro e Jesús Martín-Barbero), da arte (Marilena Chauí e Jorge Coli) e da administração (Marlene Marchiori, Antonio Cesar Amaru Maximiano e Gareth Morgan), chegando aos dias atuais com Maurizio Lazzarato. Realizou-se, em três corporações de grande porte, uma pesquisa de campo exploratória, com a utilização de questionários elaborados exclusivamente para este trabalho. Utilizamos a possibilidade da existência de outras políticas direcionadas para a estrutura organizacional de uma corporação, do ponto de vista da comunicação empresarial, por meio da linguagem artística. Parece paradoxal a existência da arte em um ambiente corporativo; a arte, por pertencer ao campo aberto e irrestrito das subjetividades, e as estruturas corporativas, por integrarem um pensamento rígido. Foi possível observar em nossa pesquisa exploratória que as corporações receptivas ao “fazer artístico” melhoram o ambiente de trabalho em aspectos como comunicação e sociabilidade, relação facilitada pela incorporação própria da nossa cultura mestiça, que nos faz uma sociedade veloz. No entanto, foi impossível quantificar seu alcance, pois é da natureza da arte transbordar qualquer possibilidade de racionalizar seu resultado, porque é vasta a abrangência dos seus sentidos, já que ela é polissêmica.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro arte nas empresas: pesquisa exploratória sobre a utilização da arte como meio de comunicação com os funcionários nas empresas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro arte nas empresas: pesquisa exploratória sobre a utilização da arte como meio de comunicação com os funcionários nas empresas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro arte nas empresas: pesquisa exploratória sobre a utilização da arte como meio de comunicação com os funcionários nas empresas

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: