Livro: "As estratégias de polidez e as modalidades alocutivas na construção do ethos: uma análise discursiva de comentários virtuais a partir de redação do ENEM"

SINOPSE:

Grande parte das pesquisas sobre os estudos da polidez concentram-se nas interações estabelecidas face a face. Tendo em vista que os avanços tecnológicos vêm proporcionando novas formas de comunicação, bem como novas formas de veicular as informações dadas as possibilidades dos ambientes virtuais de interação, pretendemos caminhar nessa direção da tecnologia que está ao nosso dispor, transcender a interação face a face, buscando compreender as comunicações realizadas por meio dos ambientes virtuais. Procuramos vislumbrar essas vozes que se fazem ouvir em comentários dos portais de notícias G1 e UOL. Para a análise do processo de interação entre os comentaristas dos portais discutimos sobre as técnicas de polidez utilizadas para a preservação das faces. Vale salientar que os estudos relacionados à polidez linguística se debruçam sobre o comportamento verbal que os sujeitos sociais adotam, na tentativa de impedir ou amenizar uma desordem em potencial em suas trocas linguageiras. Pretendeu-se também mapear/delinear se há um ethos discursivo nesses portais, elucidando a importância desse conceito para compreendermos e interpretarmos os fenômenos discursivos, os modos de dizer e de ser. Para isso, analisamos os comentários postados nos dois portais de notícias citados sobre o tema do Enem de 2015 “A violência contra a mulher”. Como recorte, selecionamos os comentários sobre a temática de redação do Enem 2015, em decorrência da importância do exame no cenário brasileiro, sua trajetória e representatividade, sendo reconhecidamente um dos principais meios para os discentes ingressarem em universidades, e o que possibilita falar na e da sociedade. Para tanto, selecionamos 152 conversas realizadas, sendo 93 do portal de notícias do Uol e 59 do portal G1, no período compreendido de cinco meses, após a data 25/10/2015, último dia de prova do Enem, e data em que foi aplicada a prova de redação. Desse total de comentários, apenas a metade deles foi utilizada para a análise, e para tal utilizamos a associação dos quadros de análise da polidez linguística proposto por Brown; Levinson (1978/1987); o dialogismo Bakhtiniano; as modalidades Alocutivas de Patrick Charaudeau; e também acionamos como referenciais metodológicos o ethos discursivo, de Maingueneau, com intuito de analisar se de fato há uma construção de ethos dos portais.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro As estratégias de polidez e as modalidades alocutivas na construção do ethos: uma análise discursiva de comentários virtuais a partir de redação do ENEM de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro As estratégias de polidez e as modalidades alocutivas na construção do ethos: uma análise discursiva de comentários virtuais a partir de redação do ENEM de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro As estratégias de polidez e as modalidades alocutivas na construção do ethos: uma análise discursiva de comentários virtuais a partir de redação do ENEM

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: