SINOPSE:
A intelectualidade tornou-se poderoso emblema à vaidade humana, talvez, um dos mais invejáveis atributos em todas as épocas. Até mais desejável que beleza e riqueza, para muitos. Portar-se com a aura sublime de intelectual virou meta existencial de qualquer estudante mediano –– especialmente nesses tempos em que a vocação intelectual experimenta admirável florescimento. Muitos, mais modestos, reconhecem a desproporção de seus feitos em relação às exigências que tal magnificência impõe. Isto porque, além de grande dedicação, a vida intelectual impõe dolorosas penas a seus adeptos. A primeira destas penas é a pouca estima que a sociedade –– especialmente a moderna sociedade de massa ––, devotará ao intelectual. Portanto, descarte a ambição de que, sendo um intelectual, alcançarás o prestigio que supões merecer. Em vez disso, prepara-te para o ódio e o escarnio do povo. Poucos serão teus amigos; porém, muitos serão os que ouvirão tua voz e serão influenciados por ela! Eis um primeiro de muitos paradoxos da vida intelectual: ela influi no mundo, independentemente de como este mundo acolha o intelectual.O intelectual, como afirmamos, é um tipo particularmente odiado pelo povo. Conforme-se com este fato! Se a Sócrates, farto de extraordinárias qualidades morais e intelectuais, legaram a cicuta, e a seus seguidores o escárnio e o ostracismo, o que supões que irás merecer ao confrontar o mundo com a verdade? A vida intelectual é regada de tantos dissabores exatamente por ser raiz e fonte de grandes mudanças. E a mudança sempre impõe algum desconforto. Portanto, a vida intelectual é algo de grande valia para a própria existência da sociedade, por ser dela que emanam os ventos de mudança que sacodem o organismo social, sejam elas boas ou más. Antes de qualquer “homem de ação” dilacerar o corpo social com suas revoluções, o “homem de ideias” lançava silenciosamente os fundamentos daquela revolução na mente destes homens de ação. Algo de tal magnitude; promotora de tais abalos sísmicos não poderia ser desprovida de leis –– lógicas e naturais ––, cuja transgressão significaria a ruína do homem e da sociedade. Aqui se apresenta a razão de ser deste livro: a apresentação das leis da vida intelectual, facilmente identificadas na jornada de um honesto pensador e descritas nos grandes guias da vida intelectual. Portanto, este livro é para você que compreende que as ideias são uma das forças motrizes da ação humana e que a influência de um intelectual na vida social é tão vasta e profunda que não há revolta ou comoção publica que não tenha um toque seu.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro AS LEIS DA VIDA INTELECTUAL de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro AS LEIS DA VIDA INTELECTUAL de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro AS LEIS DA VIDA INTELECTUAL
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: