Livro: "As Pastorinhas de Realengo"

SINOPSE:

PERCURSO DAS PASTORINHAS DE REALENGO, DE ERMELINDA A. PAZ Primeiros anos de Ermelinda A. Paz (1949-1960) vividos em Realengo, bairro da Zona Oeste, no qual assistiu as apresentações das Pastorinhas. Em 1974, para a monografia de fim do curso de Aperfeiçoamento Latu Sensu da professora Dulce Martins Lamas (Escola de Música, UFRJ), iniciou pesquisas sobre o auto.     Nos anos 1980, na UNIRIO, estimulada pelo musicólogo José Maria Neves, desenvolveu a pesquisa acrescentando ao texto imagens da descrição dos trajes dos personagens. O resultado do trabalho foi inscrito no concurso Silvio Romero, da FUNARTE. Em 1983, o estudo As Pastorinhas de Realengo recebe Menção Honrosa no Prêmio Silvio Romero, do Instituto Nacional do Folclore, FUNARTE. Em 1987, 1ª edição das Pastorinhas de Realengo pela Editora UFRJ, então coordenada pela professora Ligia Vassallo. Em dezembro de 2003, através do projeto “O Natal Musical Brasileiro na UFRJ”, aprovado pela PR-5 (Pró-Reitoria de Extensão), realizou cinco apresentações   do espetáculo “As Pastorinhas de Realengo”, ocorridas respectivamente no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, no auditório do Centro de Tecnologia, no Fundão, e na Capela da Universidade, na Praia Vermelha. Para a realização do projeto uniram-se as indispensáveis participações acadêmicas de várias unidades da UFRJ: a Escola de Música (EM), a Escola de Comunicação (ECO), a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e a Escola de Belas Artes (EBA).
Em 2018, iniciamos a preparação da 2. ed. revista e aumentada observando os seguintes passos:
Editoração musical das partituras com indicação dos andamentos, transporte das alturas originais das músicas para atender à tessitura média das pessoas, bem como acoplamos todos os textos às partituras, de modo a esclarecer elisões e repetições, além da cifragem alfabética de toda a documentação musical. O texto passou por uma atualização de todo o seu conteúdo com base em informações obtidas através da Região Administrativa e, ainda, do Centro de Memória, incluindo à guisa de exemplo a criação da Unidade Pedro II de Realengo, onde era antigamente a Fábrica de Cartuchos, que fora desativada.
Em 2020, passados 33 anos, o auto As Pastorinhas de Realengo é relançado através de Ebook, pelo prefixo editorial da autora, que destinou o produto resultante da venda para a Ação Cristã Vicente Moretti – instituição situada no Bairro de Bangu, zona oeste do RJ – que vêm se destacando nas áreas de saúde e educação de crianças hipossuficientes.
OBS.: TODO O VALOR ARRECADADO ATRAVÉS DA VENDA DESTE E-BOOK SERÁ DESTINADO À AÇÃO CRISTÃ VICENTE MORETTI.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro As Pastorinhas de Realengo de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro As Pastorinhas de Realengo de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro As Pastorinhas de Realengo

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: