Livro: "As Saturnálias: Livro I (Clássicos)"
SINOPSE:
A mais importante de suas obras está diante de você: As Saturnálias, contendo um relato das conversas realizadas na casa de Vécio Pretextato (c. 325-385) durante os dias de descanso da Saturnália. A obra escrita em benefício do filho Eustátio (ou Eustáquio) contém uma grande variedade de curiosas informações históricas, mitológicas, críticas e gramaticais. Há apenas uma pequena tentativa construir um caráter dramático ao diálogo; em cada livro, alguns dos personagens assumem o papel principal, e as observações dos demais servem como ocasiões para que se manifestem novas expressões de erudição.
O primeiro livro e mais famoso da obra As Saturnálias é dedicado a uma discussão sobre a origem da Saturnália e dos festivais de Jano, o que leva a uma história e discussão sobre o calendário romano, e a uma busca de derivar um amplo conjunto de divindades à adoração do Sol.
O valor da obra é múltiplo. Por um lado, revela as concepções de um membro da elite intelectual romana sobre a própria realidade cotidiana em que vivia, e suas impressões sobre as diferentes relações entre divindades, vida pública, estatutos sociais, comportamentos e crenças. As diferentes discussões sobre o papel social dos escravos, bem como as inúmeras interpretações “dos físicos” do significado dos mitos antigos, são de especial destaque neste Livro I. Além disso, a obra traz uma compilação de fatos e opiniões citadas por escritores mais antigos, o que permite uma compreensão ampla e diversa das ideias romanas sobre sua própria realidade.
A forma de As Saturnálias é extraída de O Banquete de Platão e de Noites Áticas de Aulo Gélio; as principais autoridades (cujos nomes, entretanto, são citados apenas de forma esparsa) são Gélio, o filósofo Sêneca, Plutarco (Quaestiones conviviales), Ateneu e os comentários de Sérvio e outros sobre Virgílio.
Esta é a primeira tradução de As Saturnálias para o português. E, a partir das lentes de Macróbio, abre-se uma pequena janela para o passado romano tardio, quando somos convidados a aproveitar o dia de descanso da Saturnália saboreando a erudição dos antigos.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro As Saturnálias: Livro I (Clássicos) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro As Saturnálias: Livro I (Clássicos) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro As Saturnálias: Livro I (Clássicos)
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- De terras índigenas à princesa da serra fluminense: O processo de realização da propriedade cafeeira em Valença (província do Rio de Janeiro, século XIX)
- Liderança em tempos de crise
- Ideologia curupira Análise do discurso integralista (Monumenta)
- Intelectuais das Áfricas
- A sabinada
- Sociedade movediça: economia, cultura e relações sociais em São Paulo, 1808-1850
- 1961 – O Golpe do Derrotado
- A Poesia das Águas: retratos escritos de Poços de Caldas
- Outro Conto de Duas Cidades
- Revista de História Regional Volume 8 N° 1 Em defesa da espécie: Aleixo de Vasconcelos e o lanche escolar na década de 1920
- História & Livro e Leitura (História &… Reflexões)
- A história dos Estados Unidos: Um guia fascinante da construção da nação Norte-Americana (História em uma hora)