Livro: "As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa rio-grandina (1889-1916)"

SINOPSE:

A imprensa é uma das fontes de que se serve o historiador. No entanto, não foi para os pesquisadores e historiadores do presente que os jornais do passado escreveram; não somos nós os seus “leitores-modelo”, como afirma Claudio Pereira Elmir. Somos nós que, entretanto, trazemos à vida as manifestações que esses jornais veicularam. Dessa forma, o presente livro aborda como as tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil, ao final do século XIX e início do XX, foram abordados pelos jornais rio-grandinos. A imprensa de determinado lugar ou região “ é reflexo e segmento da própria sociedade a que serve”, afirma Alberto Dines. Para esse mesmo autor, os veículos de comunicação tem um compromisso com seu público leitor que não lhes permite desviar ou mudar o foco de suas notícias sem pensar nesse mesmo público, sob pena de perde-lo, afirmando inclusive que é o “leitor que escolhe o estilo, a orientação e a linha dos respectivos jornais”.Como Dines, compactuo da idéia de que foi este referencial e interdependência ao seu público leitor, que motivou a escrita do Echo do Sul, Diário do Rio Grande e Artista a escreverem sobre o tema divórcio da forma que o fizeram. Esta publicação está estruturada em quatro capítulos. O primeiro deles tenta situar a gênese do casamento civil e do divórcio, bem como a fala dos jornais sobre essas duas condições, permitindo recuperar o momento em que se pensa na adoção do divórcio absoluto e como ele já vinha sendo adotado em outros países. No segundo capítulo a proposta é a de dar voz ao jornal de modo que se pudesse expor o pensamento dos mesmos sobre o tema divórcio e de que maneira esse mesmo tema apareceu na imprensa. A importância da família, da mulher e da Igreja são abordados nesse terceiro capítulo, onde se pretendeu mostrar de que modo os discursos se apropriaram dessas concepções para justificar ou rechaçar o divórcio. O quarto e último capítulo se propõe analisar o peso da tradição, da moral e dos costumes como fator preponderante nos escritos jornalísticos em análise. Claro ficou que a visão de mundo que prevaleceu nos escritos jornalísticos foi a que fundava-se na tradição e na moral cristã, sustentada no tripé tradição – família – religião, como pressuposto norteador; no entanto os novos tempos se avizinhavam e o Artista não deixou de lembrar à comunidade que a mudança aconteceria, cedo ou tarde, de forma gradual ou imposta, mas aconteceria. Como de fato o foi.
__________
Adriana Kivanski de Senna: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, onde é coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e História Oral.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa rio-grandina (1889-1916) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa rio-grandina (1889-1916) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro As tentativas de implantação do divórcio absoluto no Brasil e a imprensa rio-grandina (1889-1916)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: