Livro: "As Três Formas de Unidade das Igrejas Reformadas: A Confissão Belga, O Catecismo de Heidelberg e Os Cânones de Dort"

SINOPSE:

“Todos nós cremos com o coração e confessamos com a boca que há um só Deus…”. Assim começa o primeiro artigo da Confissão Belga. É uma alusão às palavras do apóstolo Paulo em Romanos 10:10, “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
Confessar de coração a fé que temos é um ato imprescindível para a salvação de cada filho de Deus. Mas o ato de crer e confessar não acontece à toa ou de forma solta. O filho de Deus crê e confessa como membro do Corpo — como membro da Igreja de Cristo.
A fé Cristã é cheia de emoção, mas não é apenas emoção. A fé Cristã é cheia de sentimento, mas não é apenas sentimento. É exatamente pelo fato de ter conteúdo que a fé nos emociona e produz sentimentos tão profundos em nós. A Bíblia fala sobre “a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3). Não se entrega sentimentos; não se entrega emoções. Judas, como os demais escritores no Novo Testamento, entende que a fé é objetivamente o conteúdo do ensino apostólico.
De fato, a confissão de uma mesma fé é onde se encontra a unidade da Igreja. A unidade da Igreja não se acha numa cultura comum, num padrão econômico comum, numa história comum. A unidade da Igreja se acha naquilo que a Igreja crê e confessa. A Igreja é coluna e baluarte da verdade, e, esta verdade que a Igreja defende e proclama, é algo que transforma pecadores mortos em filhos do Deus vivo.
Todos aqueles que têm esta fé preservam “a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos…” (Ef. 4:3-6). O apóstolo deixa claro nos versos 13-15 do mesmo capítulo que, chegar “à unidade da fé e do pleno conhecimento de Cristo” é o oposto de continuar no erro, “levados ao redor por todo vento de doutrina”.
O Senhor Jesus Cristo em sua oração sacerdotal (João 17) fala sobre a unidade entre os membros da Igreja, e a unidade da Igreja com Deus. Neste contexto, ele roga ao Pai: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. Em confessar aquilo que Deus ensina na Palavra, a Igreja se mostra separada do mundo e da religião mundana, e unida na Verdade. Por causa disso, as Igrejas de Cristo sempre têm valorizado as confissões de fé. A prática de escrever e usar confissões de fé começa na Igreja Primitiva. Na época da Reforma, houve uma explosão de confissões e credos.
Neste livro apresentamos três dos mais antigos e importantes símbolos de fé da época da Reforma. A Confissão Belga (1561), o Catecismo de Heidelberg (1563) e os Cânones de Dort (1619) são as três confissões adotadas durante muitos séculos no mundo inteiro pelas Igrejas de Cristo que têm origem na Reforma, na Europa continental. O conteúdo e ensino destas grandes confissões ecoa na exposição ainda mais detalhada da Confissão e dos Catecismos de Westminster (1647) adotados pelas Igrejas de Cristo que têm origem na Reforma na Grã-Bretanha.
Esta edição das Três Formas de Unidade é uma tradução da excelente versão inglesa das Igrejas Reformadas no Canadá, Estados Unidos e Austrália. Também foi feita uma cuidadosa comparação com as primeiras edições em francês, alemão, e latim.
Kenneth Wieske

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