Livro: "As Três Portas"
SINOPSE:
São apresentadas Três Portas que são na verdade modos de percepção dos fenômenos: seres vivos, coisas e situações. Ao atravessá-las entramos em contato direto com a realidade, uma vez que temos uma visão clara (insight) a respeito do que existe ou ocorre. Há obstáculos que podem obscurecer nossa capacidade de ver com clareza, especialmente para saber o que é prejudicial e o que é benéfico fazer, dizer ou pensar.
Os obstáculos podem ser como “buracos negros” na mente. Um buraco negro é uma estrela em colapso onde a força gravitacional é tão poderosa que até a luz é sugada e aprisionada. Quando os obstáculos são fortes, a luz da consciência é puxada para seu campo gravitacional e perdemos nossa capacidade de ver o que está acontecendo. Podemos nos perder em pensamentos ou fantasias nascidos dos obscurecimentos que podem nos levar a sofrer.
As distorções e obscurecimentos operam em todos nós; a presença deles não é uma falha pessoal. Em vez disso, é útil ver que ocorrência deles como uma oportunidade importante para investigá-los. Às vezes, é aconselhável que não tentemos nos livrar rapidamente desses obstáculos, mas usá-los como uma chance de aprender algo. Quanto mais forte o obstáculo, mais sabedoria obteremos ao investigá-lo.
Começamos com o ensinamento sobre as Duas Verdades, uma vez que no Budismo Mahayana a realidade é explicada através delas. Essa doutrina nos diz que a existência pode ser entendida como definitiva e convencional (ou absoluta e relativa). A verdade convencional é como geralmente vemos o mundo, um lugar cheio de coisas e seres diversos e distintos. A verdade última é que não existem coisas ou seres distintos.
Como veremos, a doutrina das Duas Verdades consiste no que é chamado de ensino provisório no Budismo – útil para onde estamos em nosso caminho, mas não a verdade final. A verdade final é que só existe uma realidade e ela une o relativo e o absoluto. A verdade absoluta é a verdadeira natureza do relativo. A verdade relativa é a manifestação do absoluto.
Exploramos cada uma das portas em seções próprias – impermanência, vacuidade e surgimento dependente – que procuram explorar os limites do mundo das aparências, para que possamos trascendê-lo pois ao tocar uma coisa com consciência plena, tocamos tudo – tocamos a realidade na sua dimensão última e nos libertamos de todas as aparências.
Na verdade, ao contemplarmos a impermanência dos fenômenos com atenção plena e concentração tocamos a realidade, atravessando essa porta também tocamos as outras duas portas que levam a realidade. Entretanto, não temos três realidades mas apenas uma só, que é não dual. Logo, impermanência é vacuidade e interdependência (interser). Por sua vez, vacuidade é impermanência e interdependência. Finalmente, interdependência é impermanência e vacuidade.
Este texto é uma ferramenta que pretende nos familiarizar com as noções budistas da impermanência, vacuidade e surgimento dependente através de uma abordagem gradual e torná-la uma experiência pessoal em todas as suas facetas.
Veja outras obras deste autor publicadas como Dudaji. Veja outras obras deste autor publicadas como J. E. Marinho Cardoso.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro As Três Portas de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro As Três Portas de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro As Três Portas
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: