Livro: "Atlas de morfologia vegetal de angiospermas"

SINOPSE:

Ao iniciar à docência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sentique havia uma resistência dos estudantes quanto a disciplina de botânica,biologia e sistemática de plantas vasculares e não demorei a entender queocorria mesmo era um desinteresse daquelas turmas. Uma série de dúvidas meatormentava quanto a presença deste desestímulo tão evidente. Então, com otempo, percebi que se tratava de três fatores que atribui ao desinteresse, sendoestes inexperiência em sala de aula, quantidade de conteúdo e carga horária dadisciplina reduzida. Logo, entendi que a inexperiência apenas o exercício daprofissão solucionaria. Associado a quantidade de conteúdo havia o fato de setratar de uma terminologia constituída de palavras originadas do grego e dolatim. Por fim, a carga horária da disciplina com apenas quatro horas semanaiseram insuficientes para trabalhar o conteúdo tanto na prática quanto na teoria.As soluções surgiram paulatinamente pela experiência e a partir da produção eadaptações destes materiais.Os estudantes preferiam as aulas práticas por se aproximarem mais deseu objeto de estudo. O fato de poderem manusear e sentir, permitiam-lhesperceber características primárias e secundárias. Dessa forma que nas práticassurgiam inúmeras dúvidas relacionadas aos nomes e a forma das estruturasprovenientes dos matérias analisados. Este fato, sobrecarregava tanto oprofessor quanto os monitores, tornando nítida a importância de um material queos auxiliasse nestes momentos de prática. Embora houvesse muitas literaturasde morfologia vegetal disponíveis, o acesso era difícil pelo custo destesmateriais e com isso surgiu a necessidade de confeccionar um material didáticosem custo e prático para os estudantes. Como uma medida paliativa, fiz umaapresentação em powerpoint composta de fotografias de estruturas morfológicase passei utilizá-la nas práticas.A apresentação com imagens das estruturas possibilitou e auxilioubastante aos alunos entenderem as dúvidas que surgiam durante as aulas práticas.Percebido a importância deste material, reuni de diversos álbuns fotografias tiradasem laboratório e em diversos campos realizados na região Nordeste em suasdiversas formações vegetais e fiz uma apostila. Após disponibilizar este materialpara os estudantes, a medida que foi sendo usado fui encontrando algumas lacunasque foram sendo eliminadas no desenrolar das práticas. Adicionalmente, paraampliar as informações, foram incluídos os significados nomes das estruturas, apartir de sua etimologia e as definições dos mesmos. Por fim, construí diagramas desíntese dos principais caracteres. Assim, as informações estão dispostas de formavisual pelas fotos, etimológica pela origem, conceitual pelas definições e sintéticano formato de diagramas.Este livro foi dividido em duas classes de estruturas e estas emgrupos. A primeira classe compreende os caracteres vegetativas e é composta porquatro grupos que são o hábito, o caule, as estruturas anexas e as folhas. Asegunda classe é constituída pelos caracteres reprodutivos que são fragmentadosem três grupos: as inflorescências, as flores e os frutos. As flores são as estruturasque apresentam a maior quantidade de caracteres, então separamos em doissubgrupos: verticilos protetores e verticilos reprodutores.Acredito que a partir deste trabalho os professores e os estudantesampliarão o seu rendimento nas aulas práticas se aprofundando seusconhecimentos em botânica.
O autor Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2004), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2006) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012) e Pós-doutorado pela Universidade de Brasília – UNB/EMBRAPA (2013). Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba – UFPB/DSE – João Pessoa – PB.

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