SINOPSE:
Uma breve biografia. Simples como a sua vida. Não aspirou a ser rico. Ele o era. Provinha de um nobilíssimo berço por ramo materno e paterno. E renunciou a esses confortos e prazeres para se tornar Frade mendicante. Ele não aspirou a ser sábio. O conseguiu graças a seu talento natural e um gosto disciplinado pelo estudo, impulsionado por um amor inato á Verdade. Só aspirou a ser santo. Esta era a sua única e autêntica aspiração. Sempre me pareceram ridículas aquelas poses politicamente corretas, observadas em chatos trabalhos acadêmicos, de tratá-lo apenas como Tomás de Aquino e não como São Tomás de Aquino. Como se falar de Filosofia e chamá-lo de Santo significasse ceder à “superstição”. Para mim, Tomás é Santo. Esconder esta honra é esconder quem era. Esta foi a única coisa que lhe interessou ser na vida. Quem não entendeu isso, não entendeu sua vida nem seu pensamiento. Outro clichê muito usado é classificar ao Doutor Angélico como simples teólogo, porque “Aristóteles fez filosofia” e Tomás só se encarregou de repeti-la. Deixando de lado a falsidade desta proposição, cabe perguntar-se: por que deveria ter refletido prescindindo de Deus? Por que é legítimo filosofar sem Deus e não é legítimo filosofar partindo ou pensando em Deus? Por que uma conclusão é válida no primeiro caso e não é válida no segundo? São Tomás filosofou porque só assim se pode fazer teologia. Uma verdadeira teologia implica uma verdadeira filosofia. De modo que primeiro foi filósofo e depois teólogo. Quando ele estava preso na Torre do Castelo de Roccasecca, suas leituras eram a Bíblia e Aristóteles. Os mesmos que tratam os crentes de “fanáticos” são os mesmos que tratam de teólogo a quem filosofa a partir de Deus. Então, eu me pergunto: quem é o fãnático? Enfim, esta pequena biografia pretende ser uma porta de entrada para a série de 13 livros que publicamos sob o título “Introdução à Metafísica Tomista”. Devo aos leitores e devo a mim mesmo, aprofundar alguns aspectos desta vida: o que era para São Tomás ser pobre; o que lhe significou obedecer mesmo quando ao fazê-lo se afastava de seus livros e suas classes; que sentido têm os religiosos mendicantes dentro de sua eclesiologia; como entreteceu suas experiências místicas com seus estudos; o que aconteceu com sua alma naquele 6 de dezembro de 1273, em que abandonou surpresa e definitivamente sua tarefa como escritor; como se explica sua misteriosa morte… Esperemos, Deus mediante, responder um dia a estas dúvidas e perguntas.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Breve biografia de São Tomás de Aquino de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Breve biografia de São Tomás de Aquino de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Breve biografia de São Tomás de Aquino
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: