Livro: "Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988"
SINOPSE:
Doutora em História Social, Beatriz Kushnir lança, nos 40 anos do golpe de 1964, livro nascido de intensa pesquisa sobre um dos aspectos fundamentais do regime militar: sua relação com os órgãos de imprensa, da censura à colaboração. “O objetivo é iluminar um território sombrio e desconfortável: a existência de jornalistas que foram censores federais e que também foram policiais enquanto exerciam a função de jornalistas nas redações”, explica Beatriz na introdução do livro.
A pesquisadora explora a formação, as bases jurídicas e as diretrizes que orientavam o trabalho da censura, baseando-se em extensa pesquisa documental, além de entrevistas, inclusive com onze censores – aspecto inédito – cujo trabalho era “filtrar”, na imprensa e nas artes, o que incomodasse o regime não só no campo político, como também na cultura e até no campo da moral. Outro foco do trabalho é a cumplicidade da imprensa, especialmente da Folha da Tarde – veículo onde trabalhavam vários militantes de esquerda até a época em que o jornal ficou conhecido como Diário Oficial da Oban (Operação Bandeirantes) – com o regime militar e seu aparelho repressivo: os diretores do jornal eram ao mesmo tempo funcionários da polícia, reconhecidamente. Eles mesmos confirmam em entrevistas.
O livro toca num tema delicado, e indiretamente critica historiadores de renome que fazem a história da imprensa “esquecendo” o caso da FT. Cães de guarda explora os limites entre a censura, a auto-censura dos jornalistas e a complicada convivência entre governo e imprensa durante a ditadura militar.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Cães de guarda: Jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Globalização e novos atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras
- Visíveis Pela Violência: Identidade, Fraternidades do Crime e Espaço Metropolitano! (1)
- Políticas Públicas Integradas: Conceitos, metodologias participativas e casos
- Gerência de contratos: Propostas técnicas para licitações públicas e privadas
- Políticas sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira
- O Príncipe: Com índice ativo
- Serviço social e meio ambiente: a contribuição do Assistente Social em um Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e nas ações de educação socioambiental
- Acordo de leniência não é perdão gratuito
- Politicamente Incorreto: 150 Pensamentos de Donald Trump
- Avaliação de impacto ambiental (Série Universitária)
- Importação de técnicas de recursos humanos: problema ou solução? (Revista de Ciências da Administração. V.12 n.26 janeiro-abril de 2010)
- Administração: Manual De Procedimentos