Livro: "Canudos: de Antonio Conselheiro a Lula da Silva"
SINOPSE:
Canudos: de Antonio Conselheiro a Lula da Silva tem como matriz uma série de aulas veiculadas em 2019 no Canal Paz e Bem e na TV 247. Apresenta a vila edificada e liderada por Antonio Conselheiro em Canudos, por ele renomeada Belo Monte, no sertão baiano de fins do século XIX. Analisa fatores de ordem socioeconômica, política, cultural e religiosa fundamentais para o entendimento da “invenção” conselheirista, a saber: uma urbe alternativa, capaz de encher de esperanças e iniciativa gente abandonada pelos poderes do Estado, subjugada pela prepotência dos dominadores, controlada pelas ameaças dos que se arrogavam o monopólio do sagrado. Tamanha invenção abalou estruturas nos âmbitos regional e nacional, e suscitou brutal represália. A “campanha de Canudos” foi posta em curso pela República recém-implantada, procedendo ao extermínio radical do movimento que se estabelecera em descompasso quanto aos projetos e desmandos daqueles setores sempre aferrados ao poder, visando deixar clara a impossibilidade do dissenso popular.
O livro demonstra como a curta saga do Belo Monte é reveladora de estruturas de longa duração que têm definido a história do país, tal como aponta Ariano Suassuna: “o Brasil oficial violenta e esmaga o Brasil real”. Estabelecendo o ponto de estofo das questões em nossos dias, o trabalho cuida de inscrever o lugar histórico de Luiz Inácio Lula da Silva, que emerge em nossa contemporaneidade revelando a incidência das operações pregressas. O maior líder popular de nossa história se torna, aproximadamente um século após a destruição do Belo Monte, presidente dessa mesma República, subvertendo neste lugar o que costumeiramente vinha sendo perpetrado. Desta vez o Estado tem como representante um sertanejo que trata de incluir os pobres no orçamento da nação, segundo suas próprias palavras. Intérprete do Belo Monte de Antonio Conselheiro, e elo robusto na cadeia da busca de alternativas para o sofrimento do povo brasileiro, desvenda meandros da saga brasileira e ilumina o entendimento de facetas dramáticas de sua trajetória pessoal, que resultam numa implacável perseguição da (in)Justiça, pelas razões de fundo similares às que destruíram o líder sertanejo do passado.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Canudos: de Antonio Conselheiro a Lula da Silva de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Canudos: de Antonio Conselheiro a Lula da Silva de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Canudos: de Antonio Conselheiro a Lula da Silva
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Superlotação Carcerária no Brasil: pós-estado de coisas inconstitucional (2015- 2018)
- O fascismo e os imigrantes italianos no Brasil (História)
- A política externa de direitos humanos
- Desvendando o capitalismo – 3 ebooks juntos
- O Impasse de 1967: A Esquerda e a Direita em Israel e o Legado da Guerra dos Seis Dias (Coleção Oriente Médio)
- Infratores no Poder: Como impedir o acesso de delinquentes na representação popular
- Não é por centavos: um retrato das manifestações no Brasil
- Introdução à Avaliação de Impacto e Retorno Econômico de Programas Sociais
- Revista Voto Ed. 150 – Arthur Lira; Novo presidente da Câmara se firma como esperança para o avanço da agenda econômica
- A risível história de um Foucault “fenomenólogo” e neoliberal: as garras de François Ewald (Estudos pós-foucaultianos em literatura e política Livro 1)
- Grampo federal: Um espião americano em sua mais complicada missão: entender o Brasil
- A próxima década