Livro: "Ciência e existência: Problemas filosóficos da pesquisa científica"
SINOPSE:
Para compreender e fundamentar o conhecimento, não partimos de um sujeito absoluto, como é o caso do “eu penso”, simples ideia intemporal, metafísica e de garantia unicamente subjetiva, relativa a um “eu” que não é ninguém, que não está em situação no espaço e no tempo, mas do fato histórico, social, objetivo de que ?nós pensamos?.”
Álvaro Vieira Pinto
* * *
Álvaro Vieira Pinto (1909-1987) foi um dos mais completos intelectuais brasileiros. Formado, sucessivamente, em medicina, física e matemática, tornou-se catedrático da Faculdade de Filosofia da então Universidade do Brasil (hoje UFRJ) e ganhou projeção a partir de 1956, quando se juntou ao grupo de fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), cujo Departamento de Filosofia passou a chefiar.
Ali, instalado no centro dos debates do ciclo desenvolvimentista, dedicou-se a pensar filosoficamente os vários modos de pensar o ser nacional a partir da periferia do sistema-mundo. Nação, projeto, trabalho, desenvolvimento, construção de identidades foram temas que permearam sua fecunda reflexão. Exerceu forte influência sobre Paulo Freire, Darcy Ribeiro e outros pensadores do Brasil.
O golpe militar de 1964 levou-o ao exílio no Chile, onde passou a dar aulas nos cursos avançados do Centro Latino-Americano de Demografia (Celade), ligado à Organização das Nações Unidas. Lá, em 1967, escreveu Ciência e existência, uma das suas obras mais importantes.
O conhecimento, ele diz, é uma propriedade da matéria viva, capaz de sentir o ambiente e reagir a ele. Atinge a máxima perfeição quando, no homem, se torna um saber metódico, autorreflexivo e cumulativo, que, por isso, se apresenta como um processo. Ele culmina quando o homem se torna consciente de sua racionalidade e organiza seu uso, seu aperfeiçoamento e sua transmissão, atingindo a capacidade de elaborar conceitos. A reflexão teórica e a experimentação sistemática são atividades do homem no mundo, e a diversidade de métodos constitui um fato empírico, que o pesquisador tem que reconhecer e aceitar.
Tudo isso é parte do modo de adaptação que molda a vida desses seres únicos, os humanos, que produzem sua própria existência e se adaptam ativamente à natureza, pelo ato de adaptá-la a si mesmo. Nada há de transcendental nisso: “A consciência humana, que será a fonte e o agente da criação científica, inclui-se na continuidade de um processo natural e participa dos traços essenciais que o definem, distinguindo-se apenas pela complexidade que atingiu.”
Vieira Pinto não trata aqui de técnica, mas, como diz o subtítulo do livro, dos problemas filosóficos que cercam a pesquisa científica. Num tempo de granes especializações, é uma reflexão cada vez mais necessária.
Cesar Benjamin
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ciência e existência: Problemas filosóficos da pesquisa científica de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ciência e existência: Problemas filosóficos da pesquisa científica de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ciência e existência: Problemas filosóficos da pesquisa científica
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Análise Técnica e Econômica de Híbridos de Milho Safra: 2015/2016 Submetida a Diferentes Épocas de Semeadura
- Geometria Riemanniana: Interdisciplinaridade em Ação
- Maracujá: Fruticultura
- Eu Psicótico
- Como criar uma lista de estratégia
- A dança do universo: Dos Mitos de Criação ao Big-Bang
- O UNIVERSO ANTES DO TEMPO ZERO (A QUÍMICA DAS DOENÇAS Livro 21)
- Ensch e a Belgo Mineira
- Justiça Climática
- Operações Aeroportuárias: As Melhores Práticas
- Topologia da Ação Mental: Introdução à Teoria da Mente
- IMPLEMENTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE UMA ARQUITETURA DE REVERBERAÇÃO DIGITAL: EMPREGANDO TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO MULTITAXA SOBRE PLATAFORMA RECONFIGURÁVEL