Livro: "Ciência X Zumbis: Quando a batalha começa na escola"
SINOPSE:
MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem-TetoMNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – Goiás
Um acidente com um foguete caseiro, em uma tentativa frustrada de provar que a terra é plana, deixa um homem morto. Cresce, em velocidade assustadora, o número de pessoas que aderem ao movimento antivacina. O currículo escolar adota o criacionismo como teoria e toma o aquecimento global como uma conspiração. O conhecimento histórico, fundamentado na análise de fontes documentais, é substituído por mensagens de grupos de WhatsApp. Uma desconfiança generalizada da ciência, em um movimento quase sincronizado, ressurge em várias partes do planeta e o anti-intelectualismo torna-se mais perigoso que os decrépitos zumbis de George Romero em A noite dos mortos-vivos.
A distopia aparece em doses homeopáticas. Analogia mais oportuna para a contemporaneidade não há. Mas quem são os zumbis? Os zumbis não são apenas aqueles que cercam os portões de Woodbury, Oceanside ou Alexandria, comunidades pós-apocalípticas de The Walking Dead. Não mesmo. Os zumbis estão no interior de cada um de nós. Cercando sorrateiramente a escola. Crianças e adolescentes são, aparentemente, presas fáceis. Mas as marcas do ataque zumbi não serão reconhecidas por feridas nos corpos das crianças e jovens que deixam visíveis o tecido nervoso. Isso seria muito clichê! Os zumbis consumirão, vagarosamente, seu apetite por conhecimento. Uma verdadeira epidemia tomará conta da escola, que deixará, caso não descubram o antídoto, de cultivar a ciência e a filosofia, além das artes e da poesia.
Dirão, talvez, que Ciência X Zumbis não é um livro muito sério, afinal, elegemos os zumbis como oponentes privilegiados da ciência e a escola como frente principal da batalha. Também dispensamos o vocabulário conceitual inteligível apenas para aqueles íntimos dos domínios da teoria do conhecimento. Mas isso não significa que os dados e as informações apresentados não tenham crédito. Ao contrário. A linguagem e a mistura das fontes, nesse caso, não comprometem a veracidade dos fatos e acontecimentos descritos. Misturamos no mesmo barco Karl Marx, Charles Darwin, Albert Einstein, Dr. Evil e Dr. Charles Xavier. Uma heresia, no mínimo. No mesmo livro, um pouco do pessimismo de Adorno, um tanto da desconfiança de Foucault e muito do universo satírico de Os Simpsons. Um ato imperdoável, considerando-se a boa etiqueta intelectual.
Acreditamos que o mundo zumbi seja a realização distópica, o encontro histórico, de duas tendências profundamente tóxicas. A primeira tendência é o neoliberalismo, que observa os homens como gladiadores na arena do mercado global. Aqui, homens derrotados são, na melhor das hipóteses, invisibilizados e, na pior das hipóteses, mortos. A segunda tendência é demonstrada pela ascensão do obscurantismo, alimentado por variadas formas de anti-intelectualismo.
Aqui, o pensamento crítico, na melhor das hipóteses, é ridicularizado e, na pior das hipóteses, criminalizado. As duas tendências negam, em vários cantos do planeta, a participação de intelectuais, professores, artistas e cientistas nas discussões sobre os destinos de cada nação. É por reconhecer os riscos, diante do encontro dessas duas tendências, que devemos discutir a razão de existir da ciência e de instituições democráticas como as escolas e as universidades. Não devemos esperar, como na ficção, que Alice (Milla Jovovich) em Resident Evil, ou Rick Grimes (Andrew Lincoln) em The Walking Dead, salvem-nos da hecatombe zumbi.
Não estamos, infelizmente, em uma ficção.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Ciência X Zumbis: Quando a batalha começa na escola de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Ciência X Zumbis: Quando a batalha começa na escola de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Ciência X Zumbis: Quando a batalha começa na escola
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- A Vila dos Magos (Interligados Livro 1)
- O PEQUENO PRÍNCIPE E A FLORESTA ENCANTADA
- Cartas para a Menina que Eu fui
- Eu sinto, muito.: Poesias para ler enquanto toma um café
- Grandes histórias bíblicas em quadrinhos
- A sociedade secreta da bola de cristal cor-de-rosa
- Histórias de quando eu era pequeno
- A noite devorou o mundo
- Zé Mané e a Estrelinha
- Gitti Curió
- P.S. Eu Não Te Amo
- Quinze dias