SINOPSE:
O futebol paulista é pioneiro em quase tudo: o introdutor oficial (Charles Miller), o primeiro time de futebol (São Paulo Athletic), a primeira liga (Liga Paulista), e o primeiro treinador de futebol no Brasil (John Hamilton, do Paulistano), dentre outras coisas. Desde a primeira apresentação pública, realizada em 1895, entre dois quadros formados dentro do SPAC (The São Paulo Railway Team, a outra The Gas Works Team), diversos clubes foram fundados no Brasil e, em sua maioria, no estado de São Paulo. Certo é que, entre a fundação do São Paulo Athletic para a prática do Cricket em 1888, até a introdução do football association dentro do clube, que depois se enraizou na elite, chegou aos mais pobres e negros, até o ano de 1909, mais de 700 clubes que praticaram este emocionante e novo esporte, foram mencionados nos mais diversos periódicos. Nomes curiosos e com termos ingleses surgiram e que poucos conhecem: a Sociedade Musical União dos Artistas de Rio Claro, o The Brasilian Foot-Ball Club, Wandenkolk, Sport Club Variedades, Athletic Club Red and White, o Foot-Ball Club, o Club de Foot-Ball, White Team, a equipe do O.B. Club, o curioso Sport Club Veni, Vidi, Vici e tantos outros. Há aqueles clubes que jamais praticou o futebol, mas que são mencionados por incorporarem os que se extinguiram, dando continuidade a história. Existiram também clubes que foram formados e logo desapareceram, mas que muito contribuíram para a evolução deste fascinante jogo. Desde a fundação do futebol no São Paulo Athletic Club, até a criação da primeira Liga de Foot-ball em São Paulo, entre os anos 1888 a 1902, cerca de setenta clubes praticavam de forma consistente somente na cidade de São Paulo, aquele que se tornaria o esporte mais praticado no mundo. Dos clubes citados neste primeiro livro, no interior paulista, as equipes pioneiras organizadas até 1902 eram o União dos Artistas, que tinha em seus quadros músicos jogadores, e o Pery FBC, ambos de Rio Claro, o Savoia e o Votorantim Athletic, equipes do então distrito de Votorantim, em Sorocaba, além do Athletico Sorocabano, também da cidade de Sorocaba, a Ponte Preta de Campinas, que chegou a ter questionado por alguns estudiosos a real data de fundação, como sendo em 1908 e não em 1900. Em Santos apareceram o Santos Athletic, e o Club Athletic International, assim mesmo com a letra “T”, primeiro clube da cidade só para esta finalidade. Dos mais de 160 clubes citados neste Almanaque, mais de 45 são do interior e litoral. É neste contexto que foi criado este pequeno Livro Almanaque. É um trabalho simples, mas feito com muita vontade de descoberta, e de amor ao futebol. O primeiro de uma série de livros que compõe a história do futebol paulista até primeira década do século XX. Uma verdadeira viagem no tempo, aguçando a curiosidade daqueles que tem sede de conhecimento. E viva o football paulista !
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Clubes do Futebol Paulista 1888-1909 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Clubes do Futebol Paulista 1888-1909 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Clubes do Futebol Paulista 1888-1909
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: