Livro: "Código Civil Português de 1966: Atualizado até setembro de 2015"
SINOPSE:
NOTA: Atualizaçao gratuita durante 6 meses se for facultado o endereço de correio eletrónico por mensagem na página da formatodigital ponto pt
O Código Civil português vigente foi aprovado a 25 de Novembro de 1966, e entrou em vigor a 1 de Junho de 1967, revogando o primeiro Código Civil, elaborado pelo Visconde de Seabra e que entrara em vigor em Portugal quase um século antes, em 1868. O seu texto foi redigido por uma equipa de Professores de Direito que na revisão e fase final foi presidida pelo professor João de Matos Antunes Varela, motivo pelo qual é frequente ser conhecido por “Código de Varela” por oposição ao “Código de Seabra” anterior; outros professores de Direito que participaram no empreendimento foram Adriano Vaz Serra, Fernando Pires de Lima, António Ferrer Correia, Vasco Labo Xavier e Rui de Alarcão (U. de Coimbra) e Manuel Duarte Gomes da Silva e Inocêncio Galvão Teles (U. de Lisboa).
O Código adopta a classificação germânica dos ramos de direito civil, conforme o BGB (acrônimo para Bürgerliches Gesetzbuch, o Código Civil Alemão de 1900), sendo dividido em cinco livros:
Parte Geral, que trata dos princípios gerais do Direito Civil em Portugal. Direito das Obrigações, estuda as espécies obrigacionais, suas características, efeitos e extinção. Direitos Reais, trata dos direitos de propriedade, dos bens móveis e imóveis, bem como das formas pelas quais esses direitos podem ser transmitidos. Direito da Família, contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, organização e proteção da família, e obrigações e direitos decorrentes dessas relações. Direito das Sucessões, cuida da transmissão de bens, direitos e obrigações em decorrência da morte.
O quarto livro, que trata da constituição e funcionamento das relações familiares foi substancialmente alterado em 1977, na sequência da Revolução do 25 de Abril e, em 2010, pela aprovação legal do casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas todos os outros têm sofrido apenas alterações pontuais.
O Código Civil português vigora ainda em algumas das antigas Províncias Ultramarinas portuguesas. Em Macau, já não vigora, tendo sido substituído pelo Código Civil de Macau de 1999, que representa uma atualização e adaptação do Código de 1966.
AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE
Que tal desfrutar de um trechinho do livro Código Civil Português de 1966: Atualizado até setembro de 2015 de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?
Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.
VERSÃO EM PDF
Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Código Civil Português de 1966: Atualizado até setembro de 2015 de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.
Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.
O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?
A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Código Civil Português de 1966: Atualizado até setembro de 2015
Ver avaliaçõesGOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!
Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir:
Livros recomendados:
- Antecipação da tutela
- Registro de Imóveis – Eficácia Material
- Código de Procedimento e de Processo Tributário Português: Atualizado até 2016
- Audiência de Custódia: A implementação da audiência de custódia no ordenamento jurídico brasileiro
- Lei Orgânica da Assistência Social: Comentada artigo por artigo
- A «Perda de Chance» Como Uma Nova Espécie de Dano
- Direito penal v 1 – parte geral (arts. 1º a 120)
- Traficante Privilegiado
- Manual de Direito Regulatorio
- Entre o legislador e o intérprete: O BINÔMIO MÉTODO-MÉRITO NA ANÁLISE DA ADPF 132/ADI 4.277
- Um Estudo Sobre a Normatização e Implementação de Setores de Compras na Administração Pública: uma alternativa prática à gestão orçamentária realizada pelas estruturas governamentais
- Col. Cartórios – Registro de Imóveis II – Atos Ordinários