Livro: "Conceitualização da Dor"

SINOPSE:

Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor conceituação da dor e do sofrimento, fornecendo definições não essenciais e não naturalistas de ambos os fenômenos. Contribuições da medicina clássica baseada em evidências, a virada humanística na medicina, bem como a fenomenologia e as teorias narrativas do sofrimento e da dor, juntamente com certas concepções da pessoa além delas (a dicotomia mente-corpo, a ideia de Cassel de pessoas como “seres intactos”) são criticamente discutidas com tal propósito.MétodosÉ utilizada uma metodologia filosófica, baseada na revisão da literatura existente sobre o tema e na argumentação em favor do que são encontrados como melhores definições de sofrimento e dor.ResultadosA dor pode ser descrita em termos neurológicos, mas a consciência cognitiva, a interpretação, as disposições comportamentais, bem como fatores culturais e educacionais têm uma influência decisiva na percepção da dor. Propõe-se que o sofrimento seja definido como uma experiência desagradável ou até mesmo angustiante, afetando severamente uma pessoa em um nível psicofísico e existencial. Dor e sofrimento são considerados desagradáveis. No entanto, as definições fornecidas não incluem a ideia de que a dor e o sofrimento podem atacar e até mesmo destruir o eu nem a ideia de que eles podem expandir construtivamente o eu; ambas as perspectivas podem b e igualmente úteis para o gerenciamento da dor e do sofrimento, mas não estão definindo características do mesmo. Incluir a dimensão existencial na definição do sofrimento destaca a relevância do sofrimento na vida e seu efeito sobre o próprio apego ao mundo (incluindo a gestão pessoal, ou as influências culturais e sociais que o moldam). Propõe-se uma compreensão das experiências de vida de dor e sofrimento, o que significa que elas são consideradas aspectos da vida de uma pessoa, e o eu é a soma em constante mudança dessas (e outras) experiências.ConclusõesAs definições fornecidas serão úteis para a identificação da dor e do sofrimento, para a discussão de como aliviá-las e para uma melhor compreensão de como elas são expressas e vivenciadas. Eles estabelecem as bases para novas pesquisas em todas essas áreas, com o duplo objetivo de a) evitar erros epistemológicos e injustiças morais, e b) destacar as limitações da medicina no tratamento do sofrimento e da dor.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Conceitualização da Dor de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Conceitualização da Dor de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Conceitualização da Dor

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: