Livro: "Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt"

SINOPSE:

“Considerações sobre o Pensar em Hannah Arendt” é a versão modificada do trabalho de conclusão de curso em Filosofia apresentado para a obtenção da licenciatura nessa tão importante área do conhecimento humano, ameaçado sempre que as tiranias chegam ao poder. Sejam as tiranias políticas ou as tiranias dos preconceitos e ideologias que aprisionam não somente os corpos, mas, as mentes e as subjetividades.
O que é o pensamento? Existe alguma relação entre o pensamento e a prática deliberada ou não da maldade? São estas as perguntas que são tratadas na obra “A vida do Espírito” de Hannah Arendt e com as quais nos ocuparemos neste trabalho. Desde a obra Origens do Totalitarismo, onde a Arendt aborda o antissemitismo, o imperialismo e o totalitarismo, até sua obra póstuma e inacabada, “A vida do Espírito”, ela estuda a política ou a falta quando em estados de exceção como nos estados totalitários do nazismo, fascismo e estalinismo.
Essa constatação é de vital importância para entendermos que mesmo a questão do pensamento é, para Arendt, um problema político. Foi a partir do julgamento do carrasco nazista alemão Eichmann, ocorrido em 1965 na cidade de Jerusalém que originou a obra “Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal”, que Arendt se questionou sobre a ausência do pensamento e seu significado para o mundo público-comum que compartilhamos.
Arendt constata que apesar da grandiosidade dos crimes o agente se mostrava uma pessoa comum sem convicções ideológicas ou quaisquer motivações no sentido de uma deliberação, para a prática da maldade. O problema que então fica evidente é que o agente possuía uma única característica que o determinava: a irreflexão.
A partir do julgamento de Eichmann, com a constatação de que o mesmo possuía uma ausência de pensamento, que Arendt passa a investigar a relação entre o pensar e o mal, isto é, entre a capacidade de pensar e a de praticar a maldade contra os outros. A autora pergunta se a maldade, como ação ou deliberação tomada, é a condição para fazer-se o mal. Por outro lado, se é possível que o pensar esteja entre as condições que levam os homens a se absterem de fazer o mal?
Convidamos ao leitor para mergulhar conosco nessas linhas que abordam um tema não somente atual mas, também, instigante!

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Considerações Sobre o Pensar em Hannah Arendt

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: