Livro: "CONSTRUÇÕES DE PROFESSORES DE RACISMO E ANTIRRACISMO NA ESCOLA"

SINOPSE:

Raça e racismo informam nossas realidades subjetivas e estruturam relações materiais desiguais na sociedade contemporânea. Embora os pesquisadores tenham desenvolvido teorias substantivas para explicar o racismo como instituições sistematicamente permeando dentro da sociedade e permeando nossa consciência, os estudos também devem examinar como as pessoas com privilégio negam ou admitem a existência do racismo dentro de suas instituições em diferentes ambientes. Estudos de como os educadores entendem o racismo vêm surgindo; no entanto, ainda há uma escassez de bolsas de estudo abordando este tema nas Pradarias Canadenses. Nesta tese, uso a análise do discurso para investigar como os professores da pradaria negociaram o tema preocupante do racismo em suas escolas. Os dados foram coletados por meio de pesquisas abertas e grupos focais que exploram a compreensão dos professores sobre racismo e antirracismo em duas escolas de médio porte da cidade. Primeiro, explorando as respostas da pesquisa, uso técnicas de análise discursiva baseadas em texto para analisar como os participantes minimizam a presença inquietante do racismo na escola. Em suas respostas, os professores utilizaram técnicas de individualização, culpando a vítima, o deslocamento e situando o racismo como um problema estudantil para evitar implicar a si mesmos ou sua escola dentro do racismo. Os professores preservaram acalorada a educação, mantendo a benevolência da instituição de ensino e de seus funcionários. No entanto, diferentes imagens da educação surgiram a partir de discussões em grupo focal com educadores interessados em explorar o antirracismo na escola. Os participantes do grupo focal mudaram de minimizar o racismo para problematizar privilégios e poder dentro do prédio. Surgiram abordagens multiculturais, psicológicas e institucionais para o antirracismo, enfatizando a necessidade de engajar indivíduos, culturas e estruturas institucionais. Explorar como os professores articularam diferentes versões do ambiente escolar, as identidades dos alunos e suas próprias identidades dentro e entre esses diferentes discursos antirracistas expôs como versões de cada abordagem poderiam ser construídas para situar o racismo como externo à educação, e como conceituações críticas da escola abriram oportunidades para mudanças individuais, culturais e institucionais dentro da educação. Esta pesquisa desenvolve a compreensão da raça nas Pradarias Canadenses, a análise do discurso dentro da geografia, a educação antirracista, a geografia de como os professores situam o racismo e como os professores constroem a relação entre escola, identidade docente e racismo.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro CONSTRUÇÕES DE PROFESSORES DE RACISMO E ANTIRRACISMO NA ESCOLA de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro CONSTRUÇÕES DE PROFESSORES DE RACISMO E ANTIRRACISMO NA ESCOLA de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro CONSTRUÇÕES DE PROFESSORES DE RACISMO E ANTIRRACISMO NA ESCOLA

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: