Livro: "Democratizar a Democracia: Democracia Participativa, Cidadania Ativa, ParSocialismo e Refundação dos Partidos Políticos (Democracia Participativa)"

SINOPSE:

No sistema Democrático Representativo em que vivemos, a Democracia não pode ser entendida como o “governo dos cidadãos, pelos cidadãos”. Neste regime, as elites – como sob o Antigo Regime – governam, de facto, em nosso nome, mas não para nós e certamente que não através de nós. Estas elites travestiram-se de panos mais alegres e populares, mas continuam a ser um grupo fechado, que cruza sangue entre si e que partilha uma firme convicção na sua superioridade moral e intelectual sobre a grande massa dos cidadãos anónimos e – teoricamente – dóceis e eternamente manipuláveis. Estas elites políticas, uma vez eleitas e elevadas até posições de poder, assumem-no completamente e de forma imperial, repartindo-o apenas entre si e os seus clãs de dependentes. Dentro dos partidos políticos “tradicionais” (com assento na Assembleia da República) esta tomada de poder é aplicada em nome dos cidadãos que os elegeram, mas rejeitando de forma muitas vezes ativa, e numa aparentemente, a sua participação. Os “duques” (federações distritais), “condes” (concelhias) e “barões” (secções e núcleos) dos partidos políticos tradicionais são mais importantes que os cidadãos que – alegadamente – os partidos e as suas organizações locais representam e acabam preenchendo quase todo o espaço de intervenção e participação no seu interior. Acima desta oligarquia aristocrática, posicionam-se os líderes partidários, aferindo-se o seu sucesso ou insucesso pessoal a partir da sua capacidade de controlo e comando da máquina partidária e do grau de domínio dos sindicatos de voto nos momentos dos sufrágios internos. As competências dos líderes nacionais e locais enquanto controleiros do aparelho tornam-se assim essenciais ao sucesso e daqui depende a sua sobrevivência política a médio e longo prazo, independentemente dos seus padrões éticos, capacidade de trabalho e criatividade e competência para gerir a “Respublica” (“coisa pública”) a qual deveria ser, afinal, o seu objetivo principal.

AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO PARA LER ONLINE

Que tal desfrutar de um trechinho do livro Democratizar a Democracia: Democracia Participativa, Cidadania Ativa, ParSocialismo e Refundação dos Partidos Políticos (Democracia Participativa) de forma totalmente gratuita e sem infringir os direitos autorais do autor ou da editora?

Disponibilizamos para download um trecho do livro para que você possa ter um gostinho do que encontrará na versão completa.

VERSÃO EM PDF

Leia a versão em PDF da Sinopse do livro Democratizar a Democracia: Democracia Participativa, Cidadania Ativa, ParSocialismo e Refundação dos Partidos Políticos (Democracia Participativa) de forma prática e simples, basta clicar agora mesmo no botão abaixo para ter um gostinho do conteúdo de forma completamente gratuita.

Pensou em um amigo que adoraria esse livro? Pode mandar o link para download sem preocupações, este documento é livre para compartilhamento.

O QUE OS LEITORES DIZEM SOBRE ESTE LIVRO?

A opinião de nossos leitores é muito importante para nós, se para você também é, clique no botão abaixo e descubra o que anda falando sobre o livro Democratizar a Democracia: Democracia Participativa, Cidadania Ativa, ParSocialismo e Refundação dos Partidos Políticos (Democracia Participativa)

Ver avaliações

GOSTEI, QUERO COMPRAR PARA INCENTIVAR O AUTOR DO LIVRO!

Leu todo o conteúdo disponibilizado e se interessou ainda mais pelo livro? Compre-o e incentive o autor clicando no link a seguir: