Livro: "Deuses, Faraós e o Poder: Legitimidade e Imagem do Deus Dinástico e do Monarca no Antigo Egito (1550 –1070 a.C.)"

SINOPSE:

O presente trabalho é um estudo do papel desempenhado pelo monarca e pelo deus dinástico na manutenção da teocracia faraônica e do controle social, mediante o uso da iconografia, textos (mágicos, sagrados e decretos) e mitos como uma das possíveis ferramentas de legitimidade durante o Reino Novo do Antigo Egito (XVIIIa, XIXa e XXa dinastias, entre 1550 e 1070 a.C.), que vivia um desenvolvimento sem precedentes na política, na religião e nas artes, levando a uma influência marcante nas esferas política, econômica e social no Oriente Próximo e parte do Nordeste da África. Durante o período, ao contrário de outros momentos da história do Egito, o deus dinástico, que poderia ser uma divindade local, foi elevado à categoria de deus primordial, ou seja, demiurgo nos mitos da criação do mundo divino e natural (no qual o homem estava inserido). Neste particular, foi analisada a trajetória dos dois deuses dinásticos desta fase: Amon – “o oculto” (ao ser “solarizado”, recebe o nome de Amon-Ra) – deus local de uma região do nomo de Tebas, que passa a deus primordial de caráter nacional; e Aton – “o disco solar” – que, durante as duas décadas do Período Amarniano, foi a única divindade celestial e primordial. A ambos foi dada uma posição central no culto, de modo que Amon-Ra passou a assimilar atributos do panteão divino sem, contudo, excluí-lo. Por sua vez, o deus Aton agregou todos os atributos divinos, eliminando praticamente todas as divindades, mitos e ritos da religião tradicional. De forma análoga, foi analisado o papel desempenhado pelo rei, que conferiu legitimidade às suas ações (direito ao trono, decisões políticas, guerras etc.) através do respaldo divino, de um modo geral, empreendido pelo deus dinástico. Entretanto, alguns monarcas ultrapassaram esta relação e estabeleceram o culto a si mesmo em vida (o que não era comum no Egito), tanto templário quanto em capelas públicas e particulares, enfatizando a parte divina de sua natureza dual (divina e humana), criando uma aproximação muito mais estreita com o deus dinástico, que pode ser traduzida por uma outra forma de dualidade – rei e deus. O monarca, além de ser o filho do deus, passa a ser um deus tão proeminente quanto seu pai, o deus dinástico.

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